A venda de ovos de chocolate deve crescer 28% neste ano em relação ao ano passado e movimentar R$ 195,6 milhões na economia de Mato Grosso do Sul. Com o salário subindo acima da inflação e o emprego pleno, 63% dos sul-mato-grossenses devem presentear nete ano, o maior percentual desde 2023.
No total, entre chocolate e festejos, a Páscoa deve movimentar R$ 396,6 milhões neste ano, aumento de 7% em relação ao ano passado, quando houve movimentação de R$ 370 milhões. A constatação é do IPFMS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio), em parceria com a Fecomércio (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul) e Sebrae/MS.
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Tradicional em datas comemorativas, o levantamento serve para medir a expectativa do consumidor. De acordo com a pesquisa, 69,73% vão comprar ovos de chocolate neste ano, contra 59% em 2024 e 56,53% em 2023. O percentual dos que vão comemorar a data também é alto, 63% em 2025, contra 61,28% no ano anterior e 60,1% em 2023.
De acordo com o IPFMS, a venda de ovos de chocolate deverá movimentar R$ 195,6 milhões neste ano, aumento de 28,4% em relação a 2024, com R$ 152,2 milhões. Em dois anos, houve aumento de 54% – em 2023, a expectativa das vendas era de R$ 126,.6 milhões.
De acordo com o levantamento, 27% dos consumidores vão comprar três ovos de chocolate, 20% pretendem adquirir duas unidades, 19% planejar levar quatro, enquanto 13% apenas um; 12% cogitam comprar seis e 8%, cinco.
A maioria absoluta vai optar pelo ovo de Páscoa (82%), mesmo sendo mais caro que as tradicionais barras de chocolate. 23% vão pegar caixas de bombons, 18% ovos caseiros e 3% cesta café ou de chocolate.
O local preferido para comprar o ovo de Páscoa é o supermercado (65%), seguido pelas casas especializadas (46%), mercados dos bairros (14%) e produtos caseiros ou vendedores autônomos (14%).
O gasto médio previsto para este ano é de R$ 188,89, contra R$ 173,72 no ano passado e R$ 150,80 em 2023.
Peixe e cerveja
Já as comemorações da Semana Santa e Páscoa vão movimentar R$ 201 milhões, aumento de 8% em relação ao ano passado (R$ 186 milhões). Em dois anos, alta de 41%.
De acordo com o levantamento, 61% vão comprar peixe prato tradicional nesta Sexta-Feira Santa. Até a Páscoa, 41% vão comemorar com churrasco, 31% com cerveja e 29% com doces.
No ano passado, houve queda nas vendas nas comemorações dos dias das Mães, dos Namorados e dos Pais.