O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Fusão do PSDB com Podemos fortalece Soraya, mas não segura Riedel e Reinaldo na sigla
    MS

    Fusão do PSDB com Podemos fortalece Soraya, mas não segura Riedel e Reinaldo na sigla

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt24/04/20253 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Soraya sai fortalecida com a fusão entre Podemos e PSDB, mas vai depender da permanência de Riedel e Reinaldo (Foto: Arquivo)

    A fusão do PSDB com o Podemos, que deve ser anunciada até o fim deste mês, fortalece a candidatura à reeleição da senadora Soraya Thronicke (Podemos). No entanto, o novo partido, mesmo mais robusto, não assegura a permanência do governador Eduardo Riedel e do presidente regional do PSDB, Reinaldo Azambuja.

    A saída dos maiores caciques tucanos poderá comandar a debandada no Estado, junto com vereadores, deputados estaduais e federais e prefeitos. Atualmente, o PSDB é a sigla mais forte em Mato Grosso do Sul – 45 prefeituras são comandas pelos tucanos.

    Veja mais:

    Riedel se torna último governador do PSDB, mas partido deve sumir na fusão com o Podemos

    Presidente nacional do PSDB consulta Riedel, Reinaldo e deputados de MS antes de fusão

    Reinaldo ainda pode assumir o comando do PL e ser candidato a senador de Bolsonaro em MS

    Favoritíssimo à reeleição em 2026, Riedel é cortejado pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e até pela senadora Tereza Cristina (PP).

    Apontado como nome forte na disputa do Senado, Reinaldo também pode optar por um partido com mais recursos e tempo de televisão. Só que o ex-governador vai precisar de uma estratégia definida para não repetir a frustração de outros favoritos no passado.

    O mais clássico é o ex-governador Pedro Pedrossian (MDB) em 2002, que liderou todas as pesquisas e acabou em 3º lugar, perdendo a vaga para o desconhecido Delcídio do Amaral, na época no PT, e para o decano Ramez Tebet.

    Outros dois casos ocorreram na eleição de 2018, quando a neófita Soraya Thronicke surfou na onda do bolsonarismo e derrotou um trio de favoritos – o ex-governador Zeca do PT, o então senador Waldemir Moka (MDB) e o candidato governista e ex-secretário de Infraestrutura, Marcelo Miglioli.

    A fusão do PSDB-Podemos também pode não definir o futuro de Riedel e Reinaldo. Eles podem estender a novela a espera de uma possível federação com o Republicanos, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

    A eventual filiação de Riedel ao PSD fortaleceria a candidatura à reeleição de Nelsinho Trad (PSD). Caso vá para o PP, ele poderá engrossar o caldo do candidato a ser escolhido por Tereza Cristina. Estão no páreo o deputado federal Dr. Luiz Ovando, o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, e o próprio Miglioli.

    Caso o governador reforce o PL, ele vai dar uma tremenda ajuda para a candidatura da vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira, já lançada por Bolsonaro. E caso continue no novo partido, a ser formado entre PSDB e Podemos, Riedel e Reinaldo ficarão livres para definir a aliança para 2026.

    A outra vantagem para o governador é que ele ganha tempo para se definir para a disputa presidencial de 2026. Ficaria em um partido neutro na polarização entre bolsonaristas e petistas e poderia manter o jogo que o elegeu em 2018. E ainda ganha espaço para se projetar nas eleições futuras.

    Aliás, a fusão não garante nem a permanência do único deputado estadual do Podemos. Rinaldo Modesto, o Professor Rinaldo, afirmou que vai esperar a janela partidária, prevista para março, para definir se fica no novo partido ou se filia a outra sigla.

    eduardo riedel eleições 2026 nossa política podemos psdb reinaldo azambuja Tiro News

    POSTS RELACIONADOS

    Maior partido de MS, PSDB pode sumir mesmo com fusão e com saída de Eduardo Riedel

    MS 11/05/20253 Mins Read

    Geraldo e Soraya assinam CPMI para investigar “maior escândalo dos aposentados da história”

    MS 10/05/20252 Mins Read

    Dia das Mães: comércio bomba no interior e deve ter queda de 18% nas vendas na Capital

    MS 10/05/20253 Mins Read

    Com socorro de R$ 89 mi, prefeitura aponta “deficiência de gestão” do Consórcio Guaicurus

    Campo Grande 10/05/20254 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Alckmin deve representar o Brasil em missa inaugural de Leão XIV

    BR 11/05/20254 Mins Read

    Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais, diz pesquisa

    BR 11/05/20258 Mins Read

    Maior partido de MS, PSDB pode sumir mesmo com fusão e com saída de Eduardo Riedel

    MS 11/05/20253 Mins Read

    Mães solo enfrentam barreiras na garantia de direitos aos filhos

    BR 11/05/20256 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.