Ex-candidato ao Governo do Estado e prefeito de Mundo Novo por três mandatos, o professor e bancário Humberto Amaducci vai lançar neste sábado (26) sua campanha à presidência do diretório do PT de Mato Grosso do Sul. Entre as bandeiras de sua candidatura, está romper com a gestão Eduardo Riedel (PSDB) e deixar a sua base de sustentação na Assembleia Legislativa.
Amaducci deve enfrentar o deputado federal Vander Loubet (PT), que busca voltar ao comando do partido após 24 anos e sair candidato ao Senado em 2026. Uma decisão por consenso ficou próxima após a desistência da deputada estadual Gleice Jane (PT), por motivos de saúde. No entanto, a ala do partido que deseja pular fora do governo tucano vai testar sua força nas urnas no próximo dia 6 de julho.
Veja mais:
Deputada retira candidatura e Vander deve voltar a presidir o PT em MS após duas décadas
Servidor perde cargo de gerente do Detran após desejar morte de Bolsonaro e petistas reagem
Deputados e PT criticam Riedel por defender anistia, mas não vão entregar cargos no Governo
A “Articulação de Esquerda”, tendência interna do Partido dos Trabalhadores, deliberou no início desta semana apresentar a candidatura de Humberto Amaducci, vice-presidente do PT-MS, ex-prefeito de Mundo Novo e ex-candidato a governador em 2018, à presidência do diretório regional.
O grupo defende que a legenda volte a liderar um bloco de centro-esquerda no Estado e deixe imediatamente o governo Riedel. “Não é possível apoiar e participar de um governo que apoia golpistas e que não apoiará o presidente Lula em 2026”, declarou o candidato em suas redes sociais.
“O PT deve romper com o PSDB, que recentemente o governador pediu anistia aos terroristas de 8 de janeiro”, disse Amaducci a O Jacaré, nesta sexta-feira (25). “Precisamos nos preparar pra ter candidato ao Governo do Estado. Reorganizar o PT pra termos condições de oferecer apoio pra reeleição do Lula. Pra eleger o companheiro Vander ao Senado. Termos uma chapa de deputados estaduais e federais fortalecida pra esse embate”.
Humberto Amaducci trata com deferência o colega Vander Loubet, que está no no 6º mandato como deputado federal.
“Não considero o companheiro Vander “adversário”… O companheiro é um dos fundadores do PT no MS. Seu mandato sempre ajudando o MS. Sempre em defesa do PT nas lutas dentro da Câmara dos Deputados”, afirma Amaducci. “Porém o PT nos oferece esse momento extraordinário da democracia interna”.
“Precisamos debater o PT. Construímos sem dúvida nesses 45 anos de vida um grande passado de contribuição com nosso País. Precisamos nesse momento nos preparar pra construção de um futuro bem melhor. Pra isso é urgente e preciso avaliar e mais do que nunca dialogar com nossa valorosa militância”, conclui Humberto.
O lançamento da campanha de Humberto Amaducci ocorre neste sábado, 26 de abril, a partir das 10h30, na Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ADUFMS), Avenida Senador Filinto Müller, 559, em Campo Grande.