O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»BR»Túmulo do papa foi feito com pedra da região de seus avós, na Itália
    BR

    Túmulo do papa foi feito com pedra da região de seus avós, na Itália

    Especial para O JacaréBy Especial para O Jacaré26/04/20253 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    O túmulo do papa será, por escolha dele, simples. Sem adornos ou as extravagâncias imagináveis para um chefe de Estado ou um grande líder religioso. Apenas a inscrição “Franciscus” e a reprodução de uma cruz ao centro. Mas um detalhe dá o caráter pessoal e especial ao local do repouso final do corpo do carismático chefe da igreja católica: o túmulo foi construído com uma pedra extraída da região da Ligúria, na Itália. Foi lá que nasceu seu bisavô.

    Antes de se tornar o primeiro papa a adotar o nome Francisco, ele era Jorge Mario Bergoglio, nascido em Buenos Aires, Argentina. Mas suas origens remetem à pequena Cogorno, uma comuna na região metropolitana de Gênova, localizada na região da Ligúria, no noroeste da Itália. Vincenzo Girolamo Sivori nasceu em Cogorno, em 1850, casou-se com Caterina Sturla, também italiana, mas foi construir família em Buenos Aires. Um de seus filhos, Francisco Sivori Sturla, seria o avô do primeiro papa sul-americano.

    Francisco teve seu primeiro contato com os parentes distantes em 2017. Foi em Gênova que encontrou sua prima, Angela Sivori. Aos 87 anos, ela pode conhecer pessoalmente seu primo vindo da Argentina e já consagrado como líder dos católicos de todo o mundo. “Finalmente conheço os Sivori!”, exclamou o papa Francisco na ocasião, apertando as mãos dos parentes. “Fizemos fila, sete de nós. E ele nos recebeu como um primo vindo do ‘fim do mundo’”, lembrou Cristina Cogorno, filha de Angela.

    Funeral

    Teve início neste sábado (26) a Missa de Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali – nove dias de luto e orações em honra ao pontífice. A celebração eucarística acontece no átrio da Basílica de São Pedro. Ao final, ocorrem os ritos da Última Commendatio e da Valedictio, despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias.

    People pay respects as Pope Francis lies in state in St. Peter's Basilica, at the Vatican April 25, 2025. Reuters/Remo Casilli/Proibida reprodução
    Milhares de pessoas foram à Basílica de São Pedro para o adeus ao Papa Francisco. Foto: REUTERS/Remo Casilli/Proibida reprodução

    Os nove dias de celebrações eucarísticas em sufrágio do pontífice morto serão marcados por missas no período que se inicia este sábado e segue até 4 de maio, sempre às 17h (horário local), na Basílica de São Pedro, com exceção da Missa da Divina Misericórdia, que será neste domingo (27), às 10h30 (horário local), na Praça de São Pedro.

    O corpo do papa ficou exposto na Basílica de São Pedro por 3 dias, para que milhares de pessoas pudessem dar seu adeus a Francisco. Na noite de sexta-feira (25), o caixão de madeira e zinco foi selado e colocado no átrio da Basílica, em frente ao altar.

    igreja católica papa francisco

    POSTS RELACIONADOS

    Alckmin entrega ao Papa convite para visitar o Brasil durante a COP30

    BR 18/05/20251 Min Read

    A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

    BR 08/05/20255 Mins Read

    Papa Leão XIV pede paz e lembra Francisco: “ajudem a construir pontes”

    BR 08/05/20252 Mins Read

    Papa Leão 14, Robert Prevost é primeiro norte-americano a comandar Igreja Católica

    BR 08/05/20251 Min Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Antes restrita à Amazônia, febre oropouche se espalha pelo país

    BR 27/07/20257 Mins Read

    Antigo detrator de Reinaldo, vereador tem de ‘engolir sapo’ com tucano no comando do PL

    MS 27/07/20253 Mins Read

    IBGE vai ajustar dados passados de desemprego; entenda o porquê

    BR 27/07/20254 Mins Read

    Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a R$ 51 milhões

    BR 27/07/20251 Min Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.