A venda de presentes e as comemorações para o Dia das Mães deve movimentar R$ 448,3 milhões na economia de Mato Grosso do Sul neste ano, redução de 5% em relação ao ano passado. Enquanto o comércio bomba no interior, com crescimento de 51% em Três Lagoas, sofre com crise em Campo Grande, onde os lojistas devem sofrer com queda de 18%.
A constatação é da tradicional pesquisa do IPF (Instituto de Pesquisa da Fecomércio de MS), em parceria com o Sebrae/MS, sobre vendas e comemorações em datas comemorativas. Considerada a 2ª melhor data para o comércio, o Dia das Mães encontra o consumidor campo-grandense mais cauteloso.
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No geral, a movimentação deverá ter redução de 5% em relação ao ano passado com a compra de presentes e comemorações, passando de R$ 472,5 milhões para R$ 448,3 milhões. A compra de presentes deve movimentar R$ 245,6 milhões, crescimento de 4,4% em relação aos R$ 235,2 milhões previstos em 2024. O gasto médio terá redução de 2,2%, de R$ 222,51 para R$ 217,77.
A pesquisa não aponta o mesmo otimismo da Páscoa por causa da queda de 18% nas vendas de presentes em Campo Grande. A pesquisa prevê a movimentação de R$ 58,5 milhões neste ano, contra R$ 71,8 milhões no ano passado. Por outro lado, em Três Lagoas, as vendas deverão ter um salto de 61%, de R$ 9,5 milhões para R$ 15,4 milhões.
Em Dourados, as vendas de presentes vão crescer 15,4%, de R$ 16,7 milhões para R$ 19,3 milhões. Já em Coxim, o aumento será de 11,9%, de R$ 2,7 milhões para R$ 3,1 milhões.
As comemorações deverão movimentar R$ 202,6 milhões neste ano, queda de 14,5% em relação aos R$ 237,2 milhões do ano passado.
“Isso é positivo para o comércio, apesar do cenário mostrar consumidores mais cautelosos, mas é uma data que todos ainda fazem questão de celebrar. Entre comemoração e presentes, a previsão é que o gasto médio gire em torno de R$ 420,78. O Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio”, pontuou a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.
Presentes – Entre os presentes mais citados estão sapatos (24%), bolsas e acessórios (23%), e perfumes e cosméticos (23%), sendo que a maioria das compras será realizada no centro das cidades. Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, a pesquisa revela que a qualidade do produto é o principal fator que influencia a decisão de compra, sendo mencionada por 77% dos entrevistados. Outro aspecto relevante são as condições de pagamento: 74% dos consumidores demonstraram preferência por descontos na compra à vista, enquanto 30% optaram pelo parcelamento no cartão de crédito.