O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Professor vai à Justiça para suspender a eleição para escolher o novo presidente da Fetems
    MS

    Professor vai à Justiça para suspender a eleição para escolher o novo presidente da Fetems

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt23/05/20254 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Eleição pelo comando da Fetems vai parar na Justiça (Foto: Arquivo)

    A briga pelo comando da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), maior entidade sindical e uma das mais poderosas do Estado, chegou à Justiça. O professor Fábio Oliveira Rodrigues ingressou com pedido para suspender o edital e a votação prevista para o dia 2 do próximo mês. Ele alegou que houve falta de ampla divulgação.

    O advogado da federação, Ronaldo de Souza Franco, contestou a acusação e anexou comprovantes de que o autor da ação faz parte de uma outra entidade, a AAPROEMS (Associação dos Administrativos e Professores de MS) e teve conhecimento da publicação o edital no dia 28 de fevereiro deste ano.

    Veja mais:

    Após uma década, duas chapas vão disputar o comando da Fetems, maior sindicato de MS

    Na diretoria há 20 anos, Deumeires quer manter atual política e ser 1ª negra a presidir Fetems

    Professor quer acabar com “trampolim político” e mudar comando da Fetems após 20 anos

    A guerra travada na Justiça é mais um sinal de que a disputa pelo comando da entidade, que representa cerca de 25 mil trabalhadores, vai ser aguerrida e marcada por polêmicas. O candidato de oposição, Joaquim Soares de Oliveira Neto, já gravou vídeo nas redes sociais acusando a propagação de fake news para desestabilizar a sua candidatura.

    A candidata da situação é a professora Deumeires Moraes, atual vice-presidente. É a primeira vez em duas décadas que duas chapas estão na disputa do comando da Fetems. O grupo de Jaime Teixeira, atual presidente, enfrenta oposição pela primeira vez em 20 anos.

    Sem divulgação

    Na ação judicial, Rodrigues acusa da entidade “esconder” a eleição, marcada para o dia 2 de junho deste ano. “A procedência da presente ação, tornando definitivos os efeitos da tutela, com a declaração de nulidade do edital de convocação da eleição da FETEMS, tendo em vista a ausência de ampla divulgação e a violação do direito à informação dos filiados”, pediu o advogado Thales Augusto Rios Chaia Jacob.

    Ele pede a “determinação de nova publicação do edital de convocação para as eleições, com ampla divulgação em meios acessíveis a todos os filiados, garantindo a transparência e o direito de participação, em conformidade com os princípios basilares da isonomia, transparência e publicidade fundamentais a garantirem lisura do processo eleitoral democrático”.

    Fábio Oliveira Rodrigues usou a ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) como parâmetro de que não houve divulgação. Ele anexou conversa com o presidente da entidade, Gilvano Bronzoni, e imagens do mural da entidade de que não há divulgação sobre as eleições da Fetems.

    “Além disso, a gravação de vídeo realizada na sede do Sindicato ACP, onde ficou evidente que o Edital não foi disponibilizado quando solicitado, reforça a necessidade de responsabilização pela falta de cumprimento de suas obrigações”, alegou.

    “Além disso, a continuação do pleito eleitoral é a flagrante quebra dos princípios basilares da isonomia, transparência e publicidade fundamentais a garantirem lisura do processo eleitoral democrático”, apontou.

    Fetems rebate acusações

    Ronaldo Franco já se manifestou duas vezes no processo. Ele disse que o professor é tesoureiro da AAPROEMS e anexou reprodução do Instagram no qual Fábio Rodrigues destaca a publicação do edital no dia 28 de fevereiro deste ano e a intenção de ser candidato.

    O advogado afirmou que a entidade cumpriu o estatuto, que é publicação do edital com 90 dias de antecedência. O aviso foi publicado no jornal Correio do Estado.

    “O requerente sequer apto está a ser candidato (se filiou em 15/04/2025), já que não tem filiação para tal desiderato, tanto que sequer comprovou tal condição ao juízo, conforme disciplina o estatuto da FETEMS, logo sequer legitimidade tem para postular a pretensão posta ao final na presente ação, pois quando muito poderia vindicar provimento jurisdicional a seu favor e não em favor de terceiros”, apontou.

    Franco acusou Rodrigues de omitir fatos para ludibriar a Justiça. O juiz Flávio Renato Almeida Reuys, em substituição na 10ª Vara Cível de Campo Grande, mandou o autor da ação comprovar o direito a Justiça gratuita.

    deumeires moraes eleições 2025 fetems jaime teixeira Joaquim Soares de Oliveira Neto nossa política professores tioro news

    POSTS RELACIONADOS

    Audiência expõe falta de 63 tipos de remédios na Capital: “Situação entre péssima e calamitosa”

    Campo Grande 13/10/20254 Mins Read

    Simone quer permanecer no MDB e disputar o Senado em MS, apesar do assédio de Lula

    MS 13/10/20252 Mins Read

    Após ter pena aumentada para 3 anos, dono de curtume se livra de cumprir sentença

    MS 13/10/20254 Mins Read

    A um ano da disputa a reeleição, gestão Riedel atinge 70% de aprovação, diz Ranking

    MS 12/10/20252 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    BNDES aprova R$ 1,6 bilhão para afetados pelo tarifaço dos EUA

    BR 13/10/20252 Mins Read

    Festa da Padroeira reuniu mais de 494 mil pessoas em Aparecida

    BR 13/10/20253 Mins Read

    Audiência expõe falta de 63 tipos de remédios na Capital: “Situação entre péssima e calamitosa”

    Campo Grande 13/10/20254 Mins Read

    Simone quer permanecer no MDB e disputar o Senado em MS, apesar do assédio de Lula

    MS 13/10/20252 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.