O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Ministro diz estar superado pedido de Jerson contra foro e mantém envio de ação ao STJ
    MS

    Ministro diz estar superado pedido de Jerson contra foro e mantém envio de ação ao STJ

    Richelieu de CarloBy Richelieu de Carlo02/06/20253 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    O conselheiro Jerson Domingos, do TCE-MS, vai responder no STJ a ação por integrar organização criminosa. (Foto: Arquivo)

    O ministro Rogerio Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça, manteve o envio da ação penal por integrar organização criminosa contra o conselheiro Jerson Domingos, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, ao STJ. O magistrado decidiu que a insistência de Domingos contra o foro especial para ser julgado pela 1ª Vara Criminal de Campo Grande ficou superada com uma decisão tomada anteriormente pela corte.

    O ministro Luis Felipe Salomão, relator da Ação Penal n. 1.077/DF, reconheceu a competência do STJ para julgar Jerson Domingos e ratificou todos os atos praticados pelo juízo de primeira instância do Judiciário de Mato Grosso do Sul, em decisão de 8 de novembro de 2024. Como isso, Rogerio Schietti declarou a “perda de objeto” do recurso em habeas corpus apresentado pela defesa do conselheiro do TCE-MS.

    Veja mais:

    Com exclusão de Jerson, juiz marca último interrogatório em ação contra Rei da Fronteira

    TJ mantém condenação de ex-presidente do TCE, mas prescrição salva conselheiro de cumprir pena

    Juiz manda Jamil Name Filho devolver com juros fortuna roubada de vítimas de extorsão

    O juiz Roberto Ferreira Filho, da 1ª Vara Criminal, decidiu desmembrar a ação penal em relação a Domingos porque em novo entendimento do STJ, conselheiros do TCE voltaram a ter direito ao foro privilegiado, independente do período em que os crimes foram cometidos. O Supremo Tribunal Federal chegou a decidir que os crimes sem relação com o cargo não tinham direito ao foro especial.

    A ação, que denunciou o conselheiro por integrar as organizações criminosas chefiadas pelo cunhado, Jamil Name Filho, que morreu em decorrência da covid-19 em junho de 2021, e do empresário Fahd Jamil, o Rei da Fronteira, teve o último interrogatório do julgamento realizado em fevereiro deste ano.

    O último réu ouvido foi o filho de Fahd Jamil, Flávio Correia Jamil Georges, que ficou foragido por mais de quatro anos. Somente no dia 19 de dezembro do ano passado, o magistrado revogou a prisão preventiva de Flavinho após ele se prontificar a comparecer a todas as etapas do processo.

    O conselheiro Jerson Domingos aguardava decisão do STJ, enquanto os demais réus participaram das audiências de instrução e julgamento na 1ª Vara Criminal. O magistrado de primeira instância e a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul decidiram que ele tinha direito ao foro privilegiado e mantiveram o desmembramento. 

    O ex-presidente do TCE defende ser justo que o magistrado de MS concluísse o julgamento e prolatar a sentença junto com os demais. Jerson Domingos sempre frisou que tinha certeza de que seria inocentado e recorreu contra a decisão que determinou o desmembramento da ação penal mais uma vez.

    “Entretanto, o Ministro relator da Ação Penal n. 1.077/DF, reconheceu a competência do Superior Tribunal de Justiça e ratificou todos os atos praticados pelo Juízo de primeira instância e os elementos de prova até agora colhidos, na fase investigativa e processual, bem como determinou a realização de audiência de instrução para a oitiva das testemunhas arroladas e interrogatório do réu”, informou o ministro Rogerio Schietti Cruz, em despacho do último dia 28 de maio.

    “Diante de tal cenário, outra solução não há senão reconhecer a perda de objeto desta insurgência. À vista do exposto, julgo prejudicado o recurso ordinário em habeas corpus”, decidiu.

    1ª vara criminal de campo grande jerson domingos juiz roberto ferreira filho nossa política operação omertá organização criminosa stj tce ms Tiro News

    POSTS RELACIONADOS

    Fábio Trad cresce com guinada à esquerda e Riedel segue favorito, aponta Ranking

    MS 15/07/20253 Mins Read

    Juiz nega pedido de “milionários” para fechar bar na esquina mais charmosa de Campo Grande

    MS 15/07/20255 Mins Read

    Advogado e Coren dizem que vereadora estimula violência contra trabalhadores da saúde

    MS 15/07/20254 Mins Read

    Eduardo Bolsonaro detona Tereza Cristina pela lei da reciprocidade: deu oportunidade ao Lula

    MS 15/07/20253 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

    BR 16/07/20253 Mins Read

    Aposta do RS acerta na Mega-Sena e leva prêmio de R$ 45,1 milhões

    BR 16/07/20251 Min Read

    Tarifa de Trump ameaça venda de carne bovina, ferro e tilápia; MS vende R$ 1,7 bi aos EUA

    MS 16/07/20254 Mins Read

    Justiça Federal de MS volta a condenar filósofo por ofensas e misoginia contra Tabata Amaral

    MS 16/07/20254 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.