O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Enquanto Centro “morre”, prefeitura dá aval aos danos ambientais no Parque do Prosa
    MS

    Enquanto Centro “morre”, prefeitura dá aval aos danos ambientais no Parque do Prosa

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt20/06/20254 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Estudo aponta que existem de 230 a 262 espécies de aves no Parque Estadual do Prosa: prédios altos e envidraçados ameaçam a fauna (Foto: Divulgação/Imasul)

    Levantamento do Ministério Público Estadual apontou que a Prefeitura de Campo Grande deu aval para a ocupação desordenada da zona de amortecimento do Parque Estadual do Prosa. Além de causar danos ambientais ao local, a verticalização põe em risco 230 espécies de aves, agrava o assoreamento de córregos e deve transformar em um inferno a fauna na região.

    Conforme levantamento do Ministério Público Estadual, estão em obras no local cinco prédios residenciais, um loteamento e dois prédios comerciais. Eles deverão causar um acréscimo de 2 mil veículos por hora no horário de pico na região do Parque dos Poderes.

    Veja mais:

    Parque do Prosa: MPE vai à Justiça para frear ocupação desordenada e danos ambientais

    Mata Atlântica: Ibama pode reforçar em ação contra desmatamento do Parque dos Poderes

    Derrota do Imasul, TJ mantém a inversão do ônus da prova sobre desmatamento do Parque

    Os prédios possuem 75 metros de altura, sendo que o recomendado era de, no máximo, 12 metros. Ao impor limites, o Planurb (Agência Municipal de Planejamento Urbano) e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) protegeriam as espécies e preservaria a paisagem do Parque dos Poderes.

    Para salvar o Parque Estadual do Prosa, os promotores de Justiça Andréia Cristina Peres da Silva, Luiz Antônio Freitas de Almeida e Luz Marina Borges Maciel Pinheiro ingressaram com ação civil pública para obrigar o Governo estadual a regulamentar, em 30 dias, a zona de amortecimento do Parque Estadual do Prosa. Também pedem a suspensão das autorizações pelo Planurb.

    Zona de amortecimento tem 170 mil hectares e poderia receber, com limites, de 17 mil a 170 mil moradores (Foto: Divulgação)

    Ocupação desordenada e destrutiva

    O curioso é que a prefeita Adriane Lopes (PP) não conta com nenhum plano para incentivar a ocupação da região central, que vem sofrendo com o esvaziamento e 2,5 mil moradores de rua. Comerciantes e moradores reclamam da falta de segurança e de uma política para revitalizar a região.

    Gavião pega macaco é uma das espécies encontradas no local (Foto: Reprodução)

    Por outro lado, o município ignorou recomendação do MPE para planejar a ocupação do entorno do Parque Estadual do Prosa e impor limites para evitar a deterioração da região, uma das mais belas da Capital e até uma ilha de proteção contra o calor. Estudos apontam que a região tem temperatura de até 3,5 graus mais baixas em relação ao restante do município.

    O engenheiro civil Thiago Winter Mancinelli realizou um estudo para calcular o impacto da verticalização e da desocupação desordenada da região. Os promotores citaram as principais causas apontadas pelo pesquisador:

    1. mortalidade da avifauna, em virtude da colisão dos pássaros com superfícies envidraçadas ou reflexivas, e a perda ou alteração do habitat pelo processo de urbanização;
    2. alteração da qualidade do ar pela intensificação do trânsito de veículos automotores;
    3. riscos de atropelamento da fauna pelo tráfego incrementado;
    4. afugentamento da fauna do Parque, em razão do aumento do ruído do tráfego e da maior concentração de pessoas que passarão a lá viver;
    5. descompasso com a paisagem do Complexo dos Poderes, em que se pode edificar em até dois andares (térreo + 1 pavimento), tendo as edificações ali existentes um estilo arquitetônico moderno.

    O Conselho Consultivo do Parque Estadual do Prosa também fez um documento e encaminhou ao para alertar dos danos da ocupação desordenada e sem limitas. O maior temor é de que, nesse ritmo, a região receberá 85 mil moradores e 52 mil veículos nos próximos anos.

    A proposta é impor um limite na ocupação de 120 pessoas por hectare. “Ademais, o limite de 120 pessoas por hectare não inviabiliza a construção de novos empreendimentos imobiliários, apenas representa a prioridade por empreendimentos com menor quantidade de unidades habitacionais, o que preservará a qualidade ambiental da região e minimizará os impactos negativos no PEP e no seu entorno”, ponderam os promotores.

    Também apresentaram um estudo técnico feito na época do desmatamento do Parque dos Poderes, em que estudiosos e ecologistas alertam para a preservação da região. “De acordo com o documento técnico, o Complexo dos Poderes abriga mais de 230 espécies de aves, inclusive algumas endêmicas (exclusivas) do Cerrado, como o soldadinho, chorozinho-de-bico-comprido, papagaio-galego, cisqueiro-do-rio, pula-pula-de-sobrancelha, choca-do-planalto. Também abriga algumas espécies de aves de rapina, como o gavião-pega-macaco, gavião-de-penacho, gavião-de-cabeça-cinza, aves ameaçadas de extinção”, pontuaram.

    A esperança é de que a Justiça imponha limites e impeça uma tragédia ambiental no futuro.

    Animais correm risco com a construção de prédios de 75 metros de altura (Foto: Divulgação/Imasul)

    adriane lopes danos ambientais imasul MEIO AMBIENTE nossa política parque dos poderes parque estadual do prosa planurb Tiro News

    POSTS RELACIONADOS

    Camila diz que “reagiu como qualquer mulher” e pede escolta após ameaças de bolsonaristas

    MS 07/08/20254 Mins Read

    Adriane rejeita ajuda de Lula e exclui sete escolas do “Pacto de Retomada de Obras”

    MS 07/08/20252 Mins Read

    TJ decide se mantém condenação de prefeito de Ribas a seis anos por não respeitar a LRF

    MS 07/08/20253 Mins Read

    Rota da Celulose tem reviravolta, vencedor é desclassificado e governo convoca 2º colocado

    MS 07/08/20253 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Motta: retomada do plenário da Câmara não foi condicionada à anistia

    BR 07/08/20253 Mins Read

    Para vingar Bolsonaro, Nelsinho e Tereza Cristina assinam pedido de impeachment de Moraes

    MS 07/08/20253 Mins Read

    Após 48h de desobstrução, Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários

    BR 07/08/20252 Mins Read

    Camila diz que “reagiu como qualquer mulher” e pede escolta após ameaças de bolsonaristas

    MS 07/08/20254 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.