O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»MPE vai à Justiça para proibir farmacêuticas e biomédicas de aplicar botox e peeling em clínicas
    MS

    MPE vai à Justiça para proibir farmacêuticas e biomédicas de aplicar botox e peeling em clínicas

    Richelieu de CarloBy Richelieu de Carlo28/06/20254 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Profissionais ofertam procedimentos que perfuram a pele, são invasivos e privativos de médicos. (Foto: Divulgação/CFM) 

    O Ministério Público Estadual abriu uma ofensiva contra farmacêuticas e biomédicas que praticam procedimentos estéticos considerados invasivos que podem expor consumidores a “grau elevado de risco”, como aplicação de botox, ácido hialurônico, bioestimulador de colágeno, laserterapia, microagulhamento e peeling. Foram ajuizadas diversas ações coletivas de consumo para proibir as profissionais de praticarem esses procedimentos, que seriam exclusividade de médicos.

    Como os pedidos são semelhantes, o juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, que acumula a gestão da 1ª e 2ª Varas de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, determinou que o MPE esclareça sobre a quantidade e conexão entre os processos, e se manifestar sobre o possível interesse dos órgãos das classes envolvidas nas demandas.

    Leia também:

    Réu por importunação sexual, ex-presidente do HR tem registro de médico cassado pelo CFM

    Disputa acirrada e polarização política marcam disputa no Conselho Federal de Medicina em MS

    Vereadores querem CPI para investigar Santa Casa e fazer pente-fino nas contas da Sesau

    A reportagem teve acesso a ações contra três farmacêuticas e duas biomédicas que atendem em clínicas de estética e embelezamento nos bairros Chácara Cachoeira, Santa Fé e Centro de Campo Grande. Os processos foram abertos após investigação do MPE e as profissionais recusarem acordos para firmar Termo de Compromisso de Ajustamento para evitar o litígio judicial.

    As denúncias foram apresentadas pelo promotor Luiz Eduardo Lemos de Almeida, da 43ª Promotoria de Justiça da Capital. Ele acusa que a maior parte dos procedimentos ofertados perfuram a pele e transpõem a superfície corporal, são invasivos e privativos de médicos e com riscos à saúde dos consumidores. 

    Conforme o MPE, as profissionais ofertam os procedimentos amparadas em resoluções do Conselho Federal de Farmácia e do Conselho Federal de Biomedicina que tiveram a nulidade declarada pela Justiça Federal. 

    “Os procedimentos invasivos praticados pelas requeridas representam riscos aos consumidores, tanto à saúde quanto à vida. A aplicação de toxina botulínica (botox), por exemplo, pode ocasionar enfermidades neurológicas, visão dupla (diplopia), urticária, náuseas, cefaleia, equimose e edema, dentre outras complicações, conforme Parecer CFM n.35/2016”, informa o promotor de Justiça.

    “Já a aplicação de ácido hialurônico, um dos preenchimentos cutâneos ou uma das técnicas da intradermoterapia, pode ocasionar assimetria facial,cegueira, necrose da pele e outros tantos eventos adversos, consoante Parecer CFM n. 35/2016.”

    Luiz Eduardo de Almeida alerta que outros procedimentos ofertados e realizados pelas acusadas, também considerados procedimentos estéticos invasivos, podem igualmente resultar em complicações ou eventos adversos.

    O Ministério Público Estadual solicitou ao Judiciário a concessão de liminar para impedir que as farmacêuticas e biomédicas continuem praticando os procedimentos estéticos considerados invasivos e que expõem consumidores a riscos. 

    O órgão fundamenta o perigo baseado em levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina que mostra que no período de 2012 a 2023 foram registrados no País cerca de 10 mil boletins de ocorrência e processos judiciais cuja motivação foi o crime de exercício ilegal da medicina. O estudo levou em conta números oficiais do Conselho Nacional de Justiça e das polícias civis de 22 estados.

    A proibição deve recair sobre procedimentos estéticos invasivos privativos de médicos, especialmente envolvendo aplicação de “toxina botulínica (botox), ácido hialurônico, bioestimulador de colágeno, intradermoterapia / mesoterapia, laserterapia, fiode PDO, microagulhamento e peeling, além de qualquer outro que venha a penetrar o corpo humano, por seus orifícios naturais ou perfurando a pele e transpondo a superfície corporal”. 

    Em caso de descumprimento, a multa aplicada seria de R$ 10 mil por cada procedimento realizado. As profissionais também devem se abster de ofertar e divulgar esses serviços estéticos sob risco de multa pelo mesmo valor. As ações foram ajuizadas no dia 24 de junho.

    Antes de decidir a respeito do pedido de liminar, em despacho do dia 25 de junho, o juiz Ariovaldo Nantes Corrêa Ariovaldo Nantes Corrêa mandou intimar o MPE para esclarecer sobre eventual conexão entre as diversas ações coletivas de consumo que ajuizou contra profissionais farmacêuticos e biomédicos com as mesmas demandas, além da vara para a qual foram distribuídos, bem como para se manifestar sobre o possível interesse dos órgãos das classes envolvidas e a alteração da competência. 

    1ª vara de direito difusos 2ª vara de direitos difusos biomedicina Destaque estética farmacia juiz Ariovaldo Ariovaldo Nantes Corrêa mpe ms procedimentos estéticos

    POSTS RELACIONADOS

    Reinaldo admite abandonar PSDB e se filiar ao PL de olho no apoio dos seguidores de Bolsonaro

    MS 28/06/20253 Mins Read

    Antes de votar contra, Marquinhos prometeu frota com ar-condicionado quando foi prefeito

    Campo Grande 27/06/20253 Mins Read

    MDB de MS cogita trocar Simone por candidatos a senador de outros partidos

    MS 27/06/20253 Mins Read

    Em mais uma ação do tapa-buraco, Nelsinho será julgado em denúncia que cobra R$ 204 milhões

    MS 16/06/20254 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Reinaldo admite abandonar PSDB e se filiar ao PL de olho no apoio dos seguidores de Bolsonaro

    MS 28/06/20253 Mins Read

    Falta de estacionamento e online ofuscam Reviva e Centro perde 2,5 mil lojas em sete anos

    MS 28/06/20255 Mins Read

    MPE vai à Justiça para proibir farmacêuticas e biomédicas de aplicar botox e peeling em clínicas

    MS 28/06/20254 Mins Read

    Lei que cria CNH gratuita para população de baixa renda é sancionada

    BR 27/06/20252 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.