O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Advogado e Coren dizem que vereadora estimula violência contra trabalhadores da saúde
    MS

    Advogado e Coren dizem que vereadora estimula violência contra trabalhadores da saúde

    Richelieu de CarloBy Richelieu de Carlo15/07/20254 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Vereadores de Dourados, Isa Marcondes tem se notabilizado por fiscalização em postos de saúde. (Foto: Divulgação)

    Audiência pública na Câmara Municipal de Campo Grande sobre a violência contra profissionais da saúde levantou que um dos problemas enfrentados pelos servidores é a fiscalização por vereadores em postos para se promover nas redes sociais. Na legislatura passada, o caso mais emblemático na Capital foi do então parlamentar Tiago Vargas (PP), que acabou não conseguindo se reeleger, e atualmente Isa Marcondes (Republicanos) utiliza o mesmo expediente em Dourados.

    O debate realizado, na segunda-feira (14), contou com representantes de sindicatos de categorias de servidores da saúde, da prefeitura, trabalhadores e da segurança. Dados apresentados pelo presidente do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), Leandro Dias, apontam que as agressões são cometidas majoritariamente por pacientes (55,4%) e seus acompanhantes (18,8%), e que 70% dos servidores já sofreram algum tipo de violência.

    Veja mais:

    Médico denuncia “dona de zona” por 6 crimes e diz que incita o ódio e só busca autopromoção

    Sindicato dos Médicos vai à Justiça para barrar fiscalização e remover vídeos de “dona de zona”

    Bate-boca entre Isa Marcondes e médico acaba na delegacia: “dona de zona fala que é vereadora”

    Com “índices alarmantes” e “aumento exponencial” de casos, o Sinte/PMCG (Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Enfermagem de Campo Grande) criou até um Agressômetro para que os servidores registrem quando forem vítimas de agressões físicas ou alguma forma de assédio.

    A preocupação com a atuação de vereadores em postos de saúde com gravações de vídeo e seu possível impacto no aumento da violência foi levantada pelo advogado Márcio Almeida, que representa o Sinte/PMCG. 

    Márcio afirma que a fiscalização tem o intuito de “criar sensacionalismo e colocar a população contra os trabalhadores de saúde”. “Como se a culpa de ter uma oferta menor e uma demanda muito maior fosse dos trabalhadores de saúde”, alegou o advogado durante discurso na tribuna da Câmara da Capital.

    Ele lembrou que acompanhou uma enfermeira à delegacia de polícia após ela discutir com o então vereador Tiago Vargas na UPA Universitário. A profissional processou o parlamentar por calúnia, mas a 11ª Vara do Juizado Especial Central rejeitou a ação com base na imunidade parlamentar.

    Almeida sugeriu que a Câmara Municipal de Campo Grande crie uma resolução para proibir a atuação isolada de vereadores em unidades de saúde. “Nós precisamos que a Câmara não seja só local de debate, mas também de ações”, pediu. 

    “Isso está acontecendo novamente aqui em Mato Grosso do Sul e a Capital precisa dar exemplo. Porque em Dourados nós temos uma vereadora que também está com a mesma conduta. Inclusive o sindicato dos médicos é autor de ação judicial em relação a essa vereadora”, relatou o advogado sem citar o nome de Isa Marcondes.

    “Precisamos da aprovação de resolução aqui na Câmara vetando essa prática. Para que o vereador não seja um artífice desta promoção da violência. Porque quando ele vai na unidade e expõe o trabalhador, ele acaba colocando o trabalhador como responsável pela mazela sofrida por ele [usuário]”, defendeu Márcio Almeida.

    O conselheiro do Coren Wilson Brum também demonstrou preocupação com a atitude da parlamentar douradense. “As redes sociais vieram para nos ajudar, mas também nos atrapalha muito. Lá em Dourados, infelizmente, estão incitando a população contra os trabalhadores da saúde. Isso não dá para aceitar. A gente precisa evitar que isso aconteça”, declarou.

    Conselheiro do Coren, Wilson Brum disse que vereadora incita a população contra os trabalhadores da saúde. (Foto: Izaias Medeiros/CMCG)

    Ação judicial do sindicato dos médicos

    O SindMedMS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul) recorreu à Justiça para barrar as fiscalizações realizadas nas unidades de saúde pela vereadora Isa Marcondes (Republicanos), conhecida como “dona de zona” em Dourados. Também pede a remoção de todos os vídeos postados nas redes sociais da parlamentar douradense. Como não expõe os nomes nem imagens dos profissionais, a assessoria informou que a medida é tentativa de “censura”.

    No início deste mês de julho, Isa Marcondes e o médico da unidade básica de saúde do Distrito de Indápolis foram parar na Polícia Civil. Ele exigiu retratação da parlamentar e proferiu insultos contra Isa Marcondes. “Dona de zona fala que é vereadora”, debochou.

    A parlamentar acusou o médico Luís Ricardo de Melo Rodrigues Borges, 40, de desacato. Ele registrou queixa contra a parlamentar bolsonarista por calúnia. A briga repercutiu nas redes sociais de ambos. Outro médico chegou a pedir a cassação do mandato de Isa Marcondes, mas o pedido foi negado pela Câmara Municipal de Dourados.

    O sindicato dos médicos destacou que a ação não é um ato isolado em Dourados e vem sendo propagada em várias cidades brasileiras. O caso chamou a atenção do CFM (Conselho Federal de Medicina).

    audiência pública câmara de campo grande câmara de dourados coren-ms dourados isa marcondes marcio ameida nossa política saúde Tiro News violência na saúde

    POSTS RELACIONADOS

    Juiz nega pedido de “milionários” para fechar bar na esquina mais charmosa de Campo Grande

    MS 15/07/20255 Mins Read

    Violência contra servidores da saúde: 86% não registra denúncia e sindicato cria “Agressômetro”

    Campo Grande 14/07/20257 Mins Read

    Ex-vereador vê afronta à Constituição e apela ao STJ contra condenação por criticar Reinaldo

    MS 14/07/20253 Mins Read

    Ovando tira culpa de Bolsonaro, PL ataca Lula e empresas já têm prejuízos com tarifaço de Trump

    MS 13/07/20254 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Juiz nega pedido de “milionários” para fechar bar na esquina mais charmosa de Campo Grande

    MS 15/07/20255 Mins Read

    PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado

    BR 15/07/20253 Mins Read

    Governo publica decreto regulamentando Lei de Reciprocidade Comercial

    BR 15/07/20253 Mins Read

    Advogado e Coren dizem que vereadora estimula violência contra trabalhadores da saúde

    MS 15/07/20254 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.