Com o consumidor sul-mato-grossense mais cauteloso, o comércio prevê queda de 19% na movimentação financeira com a compra de presentes e comemorações do Dia dos Pais neste ano em relação a 2024, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisas da Fecomércio (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul). A estimativa é de R$ 297,9 milhões em 2025, contra R$ 368,4 milhões no ano passado.
“A redução está diretamente ligada à diminuição do gasto médio tanto com presentes quanto com as comemorações. Mesmo assim, mais pessoas pretendem presentear, o que mostra o valor afetivo da data”, destaca a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.
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A expectativa é de que a venda de presentes movimente R$ 146 milhões neste ano, redução 6,4% em relação ao Dia dos Pais de 2024, com R$ 156 milhões. O valor médio do presente terá queda de 7,35%, de R$ 209,34 para R$ 194.
Já as comemorações deverão movimentar R$ 151,7 milhões neste ano, diminuição de 28% em relação aos R$ 212,3 milhões do ano passado. O valor médio a ser gasto na celebração caiu 19%, de R$ 225,60 para R$ 182, segundo o IPF/MS.
Detalhes
A expectativa é de que R$ 146 milhões sejam injetados no comércio com a compra de presentes, com um gasto médio de R$ 194 por consumidor. A maioria pretende entregar o mimo pessoalmente (96%) e opta por comprar presencialmente em lojas do centro da cidade e bairros.
Entre os itens preferidos estão roupas (55%), calçados (36%) e perfumes (17%). A decisão de compra é fortemente influenciada pela qualidade do produto (56%) e escolha do pai (29%). Para os empresários, a dica é apostar em bom atendimento, variedade e condições de pagamento atrativas, já que 66% dos entrevistados pretendem pagar à vista e buscam benefícios para essa modalidade.
Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, a pesquisa aponta que a qualidade do produto é o principal fator que influencia a decisão de compra do consumidor, conforme apontado por 56% dos entrevistados. Outros aspectos que chamam a atenção do público são os descontos para pagamento à vista (66%), as opções de parcelamento no cartão de crédito (33%) e o bom atendimento (20%).
“Para os pequenos negócios, essa é uma grande oportunidade de faturar e fidelizar clientes. Considerando que a maioria das compras ainda é feita presencialmente e tem a preferência de mais de 65% dos consumidores, busquem criar experiências encantadoras no seu ponto de venda, trabalhando com vitrines temáticas e oferecendo um atendimento cuidadoso, focado no que a pessoa precisa. É importante ter em mente que, embora o interesse pela compra on-line não seja da maioria (12%), esse é um canal relevante para chamar atenção dos clientes. Um bom conteúdo nas redes sociais, com fotos dos produtos e uma jornada de compra confiável podem ampliar o alcance e atrair consumidores mesmo além do bairro ou da cidade”, pontuou.