A disputa comercial entre Brasil e Estados Unidos teve mais um capítulo nesta semana com a abertura de investigação do governo americano contra práticas comerciais brasileiras supostamente “desleais”, como o Pix, e até o comércio da Rua 25 de Março, em São Paulo (SP), foi citado. Em Mato Grosso do Sul, até esta quinta-feira (17), apenas políticos da esquerda comentaram a ofensiva de Donald Trump ao sistema de transferências queridinho dos brasileiros.
Entre os deputados federais, como de costume, Camila Jara (PT) divulgou um vídeo em que explica a medida anunciada pelo representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, em documento chamado “Investigação da Seção 301 sobre Práticas Comerciais Desleais no Brasil”. “Eles querem que o Brasil volte a pagar tarifas para usar o próprio dinheiro e criminalizam quem trabalha no comércio informal”, afirma a petista.
Veja mais:
Bolsonaristas apontam “injustiça” em pedido para condenar Bolsonaro e petistas silenciam
Nelsinho e Tereza pregam diplomacia com EUA e Simone pede união com lição de patriotismo
Tarifaço de Trump une petistas e tucanos, deixa Ovando desconfiado e isola bolsonaristas do PL
“Você sabia que o governo dos EUA, sob Trump, considera o PIX e o comércio popular da 25 de Março uma “ameaça internacional”?, informou Camila”. “Essa interferência não é só sobre economia, é sobre nossa soberania e o direito de cada brasileiro trabalhar com dignidade”.
“Enquanto eles protegem grandes empresas, a gente defende o PIX livre e o comércio popular que movimenta a nossa economia. Resistir é dizer não à submissão e sim à autonomia do Brasil!”, finalizou.
Camila e o colega de bancada, Vander Loubet (PT), também posaram como o novo boné verde e amarelo com a inscrição: “Meu partido é o Brasil”. “A bancada do MS está trabalhando pela soberania do nosso país. Vamos juntos nessa?”, questionou o petista.
Os deputados estaduais Pedro Kemp (PT) e Zeca do PT compartilharam uma compilação explicando a ofensiva contra o Pix intitulada “Bolsotrump contra o Pix”.
“Primeiro foi a tarifa de 50% contra o Brasil. Agora, Trump, com o apoio dos bolsonaristas, quer acabar com o Pix – isso mesmo, o Pix que você usa todo dia!”, afirmou o ex-governador. “Tudo isso é parte de uma chantagem internacional pra tentar empurrar uma anistia pro Bolsonaro. Pra eles, vale tudo pra escapar da Justiça – até prejudicar a economia do Brasil e você”.
A vereadora Luiza Ribeiro (PT) compartilhou campanha do governo Lula e do Partido dos Trabalhadores em defesa do Pix.
“Yes, nós temos PIX. Você, não, Trump, que quer acabar com ele para livrar golpista da cadeia. O sistema é brasileiro, funciona, não cobra taxa e já virou orgulho nacional. Ataque a nossa soberania disfarçado de “comércio justo”? Conta outra”, diz a publicação.
Do lado bolsonarista, Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira, do PL, e Dr. Luiz Ovando (PP) ignoraram o tema.