Albertino Ribeiro – Semana passada, a AtlasIntel – empresa que trabalha com inteligência de dados e pesquisa de mercado -, divulgou pesquisa sobre a percepção que as pessoas tem sobre os possíveis efeitos do tarifaço de Trump ao Brasil. 70% das pessoas entrevistadas acreditam que a política tarifária de Trump deve aumentar a inflação no Brasil; 18% disseram que não haverá impacto e apenas 6% dos entrevistados acham que os preços, na verdade, irão cair.
Eu fico com a minoria de 6%. Pelo menos no curso prazo, a tendência seria os preços reduzirem; vou explicar o porquê com objetivo de distensionar o leitor que está sendo vítima de um clima de incerteza e medo, diante de mais uma investida do Laranjão contra o povo brasileiro.
Veja mais:
Economia Fora Da Caixa – Como a irracionalidade de Trump ajuda Lula?
Economia Fora Da Caixa – Cartão de crédito açucarado: quando o doce vira amargo
Economia Fora Da Caixa – Brasil, quem paga pra gente ficar assim?
Caso se confirme a chantagem do imperador laranja, é muito pouco provável que tenhamos um aumento da inflação, pois muitos produtos que exportamos para os EUA são consumidos aqui no Brasil. Sendo assim, caso produtos como café, carne e suco de laranja não sejam redirecionados para outros países, eles irão abastecer o mercado interno, aumentando a oferta, o que, obviamente, contribuirá para uma queda da inflação.
Sim, é verdade que a queda das exportações pode levar a uma redução de divisas para o Brasil e pressionar o câmbio. Pois é, sabemos que a alta do dólar é uma variável que impacta à inflação, pois muitos produtos consumidos aqui são sensíveis a variação da moeda americana, como o trigo e o petróleo, só para dar alguns exemplos.
Entretanto, leitor, com uma taxa de juros a 15% a.a., é difícil imaginar que haverá uma redução de divisas numa magnitude tal que pressione a taxa de câmbio. A Selic está muito alta, ou seja, bem atrativa para o capital especulativo. Ademais, o Banco Central possui instrumentos de política monetária para evitar que o dólar fique desancorado do seu preço de equilíbrio.
Efeitos colaterais
Infelizmente temos um problema à vista. Estudos da UFMG apontam que o tarifaço americano causará alguns problemas na economia, dentre eles o desemprego. Segundo o estudo realizado, um total de 110 mil pessoas poderão perder o emprego; também, devido a queda da produção exportadora, o PIB perderá valor em torno de 0,16% este ano.
Vai ter inflação do lado de lá
A inflação afetará, sim, a economia americana, pois ao comprar os produtos brasileiros e do resto do mundo mais caros e/ou em menor quantidade, provocará um choque de oferta; este irá de encontro ao desejo do presidente americano que tem reclamado da taxa de juros o tempo todo. Uma inflação nesse momento, causada pelas tarifas, iria adiar a queda dos juros americanos que hoje está em 4,25%. Ou seja, o imperador daria mais um tiro no próprio pé.