A deputada federal Camila Jara (PT) voltou a citar o colega de parlamento, Nikolas Ferreira (PL), para atacar a direita e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em vídeo didático, a petista afirma que os bolsonaristas se aliaram ao presidente Donald Trump para taxar o PIX e defender os interesses dos bancos americanos, que ainda usam cheques e cobram sete vezes mais caro pelos serviços bancários.
“O Nikolas acertou, pelo menos uma vez”, começa a parlamentar, sobre o deputado mineiro queridinho da direita e da extrema direita. “O Pix não será taxado, mas não duvido que possa ser”, diz o parlamentar, em trecho citado pela sul-mato-grossense. Ela destaca que o mineiro ainda não se manifestou sobre a ofensiva de Trump contra o Pix.
Veja mais:
Filho de Bolsonaro e neto de ditador boicotam missão de Nelsinho e Tereza aos Estados Unidos
Filho de Bolsonaro antecipa fracasso de comissão liderada por Nelsinho e Tereza nos EUA
Câmara: PT pede suspensão do mandato de Eduardo Bolsonaro
O presidente americano afirmou, em carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que vai manter a tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros por causa da ofensiva do Supremo Tribunal Federal contra Bolsonaro, do comércio informal na Rua 25 de Março em São Paulo e do Pix.
“O PIX incomodou gente grande. Por isso, agora é o novo alvo de Bolsonaro e Trump. O maior prejudicado? Você. Querem mexer no seu bolso mais uma vez”, alerta Camila. “A inovação do Banco Central tirou o monopólio dos bancos, barateou pagamentos e virou símbolo de tecnologia popular no Brasil”, destacou.
“Lá fora, o sistema americano segue caro, lento e cheio de taxas. Não é à toa que tentam frear nosso avanço: o PIX cresceu mais de 50% em um ano, enquanto cartões de crédito e débito perdem espaço”, pontuou. Ela também disse que 92% dos adultos já usam o novo modelo de transferência bancária.
A deputada federal ainda destacou que novas modalidades, como parcelamento e agendamento, devem dar um novo up grade no avanço do PIX sobre o cartão de crédito, defendido por Trump.
“Agora, com pressão de fora e fake news aqui dentro, querem colocar o PIX na mira do retrocesso. É interesse de banqueiro, é pressão internacional, é velha política querendo travar inovação que funciona pra quem mais precisa”, avisou a petista.
Ela ainda cutucou os bolsonaristas por se aliarem a Trump para defenderem os interesses americanos e não brasileiros. “Com o povo brasileiro e o Pix, ninguém mexe”, bradou Camila, repetindo o novo slogan de Lula.