O governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (dia 4) que vai publicar decreto com corte de gastos em Mato Grosso do Sul. O documento com as regras do contingenciamento já foi assinado, mas ainda será divulgado no Diário Oficial do Estado.
“Estamos atravessando um momento complicado do ponto de vista financeiro e orçamentário. Então estamos dando mais um passo nesse sentido ao assinar este decreto, para que o Mato Grosso do Sul continue com as premissas essenciais de equilíbrio fiscal e sem aumentar impostos”, afirma o governador.
Veja mais:
Fábio Trad cresce com guinada à esquerda e Riedel segue favorito, aponta Ranking
Nelsinho, Gerson e Vander crescem em pesquisa para o Senado e Reinaldo segue em 1º
Soraya pode trocar o Podemos pelo PSDB e ser a candidata ao Governo de MS
Ainda de acordo com Riedel, a medida é a maneira encontrada para preservar a capacidade do Estado de investimento público, algo tido como fundamental para manter a competitividade da região. MS vem atraindo o capital privado, principalmente as gigantes da celulose, com geração de empregos e renda para a população.
“Estamos assinando um decreto para contingenciar gasto de custeio, pedindo a colaboração de todo o time, sem prejudicar os nossos serviços essenciais que atingem diretamente a população”, diz Riedel.
O governador afirma que deve ser mantido investimentos em saneamento, pavimentação de estradas, bairros, reformas de escolas. “São tempos de austeridade, e agora temos realmente mostrar a necessidade da austeridade como fundamental, não aumentando impostos e mantendo a capacidade de investimento”.