A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul informou que oferece apoio psicológico aos estudantes e dispõe de pró-reitoria exclusiva para atender os acadêmicos. A reação é após o contundente pedido de socorro feito pelo Camev/UFMS (Centro Acadêmico de Medicina Veterinária) em rede social sobre problemas mentais dos discentes e a grade curricular da instituição.
“Nós, do Centro Acadêmico, temos como principal objetivo dar voz aos alunos do curso de graduação e pós-graduação, mas como podemos fazer isso se os alunos estão mortos? No último ano, trouxeram até nós doze tentativas de suicídio. E no último semestre, trouxeram até nós o caixão de uma colega. Em cinco anos de existência, nós podemos precisamente apontar todas as vezes que falamos e não fomos ouvidos, que suplicamos e não fomos atendidos, que alertamos e fomos ignorados”, informou.
Veja mais:
Na rede social, centro acadêmico de curso da UFMS pede socorro após suicídio e 12 tentativas
Lula não repete Bolsonaro, ignora esquerdista e nomeia 1ª colocada como reitora da UFMS
Camila fica em 1º e Marco Aurélio em 2º na votação da UFMS; Lula escolherá novo reitor
“A UFMS oferece apoio psicológico a todos os estudantes, que contam com uma pró-reitoria exclusiva e tem acolhimento direto das coordenações de curso e das direções das faculdades”, informou a reitora Camila Ítavo, por meio da assessoria de imprensa.
“Em 2025, o programa UFMS em Ação sobre formação humanizada foi aberto para a participação de todos estudantes, professores e técnicos, que contribuíram para melhorias em normativas e nos cursos”, destacou. “As normativas foram aprovadas em junho e a partir delas os novos projetos pedagógicos dos cursos estão em elaboração”, pontuou.
“Sobre a denúncia em tela, foi aberta apuração do caso”, respondeu, sobre o pedido de socorro dos estudantes de Medicina Veterinária.
“E se, por uma falta de cuidado ao analisar a demanda dos estudantes, que estão dizendo há anos que a grade precisa ser flexibilizada para que possa se dar prosseguimento ao curso, vidas fossem de fatos perdidas?”, questionou o Camev/UFMS.
Procure ajuda, não fique sozinho
Em Campo Grande, o GAV (Grupo Amor Vida) presta apoio emocional gratuito a pessoas em crise por meio de atendimento telefônico pelo número 0800 750 5554. Ligue sempre que precisar! O horário de funcionamento é das 7h às 23h, inclusive sábados, domingos e feriados.
Vítimas de depressão e demais transtornos psicológicos podem também buscar ajuda em escolas-clínicas de Psicologia, no Núcleo de Saúde Mental, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) ou pelos telefones 141 e 188 CVV (Centro de Valorização da Vida), 190 da PM e 193 dos Bombeiros, que ajudam pacientes a romper o silêncio.