O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Fim de afastamento completa uma semana sem retorno de desembargadores e conselheiro
    MS

    Fim de afastamento completa uma semana sem retorno de desembargadores e conselheiro

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt14/08/20253 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Desembargadores e conselheiros poderiam reassumir funções há uma semana, mas ainda aguardam decisão de Zanin (Foto: Arquivo)

    O fim do afastamento dos quatro desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul – Alexandre Bastos, Marcos José de Brito Rodrigues, Sideni Soncini Pimentel e Valdirmi Abreu da Silva – e do conselheiro Osmar Domingues Jeronymo, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, completou uma semana nesta quinta-feira (14). No entanto, os cinco ainda não reassumiram as funções a espera de um despacho do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal.

    Uma das hipóteses é de que o magistrado está aguardando parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, para decidir se mantém o afastamento ou aceita o retorno dos investigados por venda de sentença e corrupção aos cargos no TJMS e no TCE.

    Veja mais:

    Sem decisão de Zanin, desembargadores do TJ e conselheiro do TCE podem reassumir hoje

    Conselheiro do TCE e desembargadores decidem esperar Zanin e não reassumem cargos

    Na última hora, Zanin prorroga afastamento de desembargadores do TJ e conselheiro do TCE

    Os cinco e mais o sobrinho de Jeronymo, Danilo Moya Jeronymo, estão afastados desde 24 de outubro do ano passado quando foi deflagrada a Operação Ultima Ratio. O afastamento por 180 dias foi determinado pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça. Como houve suspeita contra ministros do STJ, o caso foi encaminhado ao STF no dia 29 de outubro do ano passado.

    Zanin acabou suspendendo as investigações na prática porque até hoje não decidiu se desmembra o inquérito ou mantém a investigação no supremo. Contudo, em abril deste ano, ele prorrogou o afastamento por mais 90 dias.

    O temor dos investigados é de que o ministro repita o que ocorreu há três meses. Cristiano Zanin só se manifestou após eles reassumiram os cargos.

    “Estamos ligando, insistindo, pedindo e cobrando informações do STF. O processo ainda está na Procuradoria, então talvez por isso não tenha havido despacho. Podemos até reavaliar e retornar, já que o prazo venceu, mas nós estamos aguardando pra evitar prejuízos ao serviço público”, afirmou o advogado Carlos Marques, responsável pela defesa do conselheiro Osmar Jeronymo.

    Os desembargadores optaram pelo silêncio. O desfecho do escândalo passou a ser uma incógnita desde que a ação passou a tramitar em sigilo no STF.

    A Operação Ultima Ratio mira sete desembargadores, inclusive dois ex-presidentes, Sérgio Martins e Divoncir Shcreiner Maran, e Júlio Roberto Siqueira Cardoso (aposentado), e o juiz Paulo Afonso de Oliveira, afastado da 2ª Vara Cível de Campo Grande.

    corrupção na justiça escândalo ministro cristiano zanin nossa política operação ultima ratio STF Tiro News venda de sentença

    POSTS RELACIONADOS

    Empresário de MS é acusado de ajudar fiscal a lavar fortuna obtida com propina em São Paulo

    MS 14/08/20253 Mins Read

    Desembargador nega pela 2ª vez reajuste de 94% no salário de prefeito bolsonarista

    MS 14/08/20253 Mins Read

    Ministro do STF critica advogado e mantém enterrada ação contra supersalários no TCE

    MS 14/08/20253 Mins Read

    Prefeito demite secretário de Saúde alvo de operação da PF e adjunta assume o cargo

    MS 13/08/20253 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Pollon enfrenta duas sindicâncias na Câmara: sentar na cadeira e discurso raivoso na Capital

    MS 14/08/20252 Mins Read

    Fim de afastamento completa uma semana sem retorno de desembargadores e conselheiro

    MS 14/08/20253 Mins Read

    “Saúde e soberania não se negociam”, diz Padilha após sanção dos EUA ao Mais Médicos

    BR 14/08/20252 Mins Read

    Empresário de MS é acusado de ajudar fiscal a lavar fortuna obtida com propina em São Paulo

    MS 14/08/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.