Ao lançar a programação do aniversário de 126 anos de Campo Grande, a prefeita Adriane Lopes (PP) anunciou, entre inaugurações e lançamentos, pacote com mais de 130 obras. No entanto, considerando apenas as entregas efetivas neste mês de agosto, mais de 70% é relativo a melhorias em praças nos bairros da Capital. Por outro lado, boa parte dos investimentos em infraestrutura, educação e saúde ficam apenas em promessas para o futuro.
A agenda de ações e entregas neste mês de aniversário da Capital evidencia os motivos que fazem 72% dos eleitores campo-grandenses desaprovarem a gestão da afilhada da senadora Tereza Cristina (PP), segundo o Instituto Ranking, que também aponta que 55% avaliam a administração Adriane como ruim ou péssima.
Veja mais:
Crise na saúde e reajuste no salário pioram popularidade de Adriane: ruim/péssima para 55%
Adriane rejeita ajuda de Lula e exclui sete escolas do “Pacto de Retomada de Obras”
Apesar da crise: Adriane eleva em R$ 3,1 milhões contrato com empresário do Avante
Entre as entregas de “grande porte”, estão o asfalto no Bairro Nova Lima e no Itatiaia e a revitalização da Avenida Duque de Caxias. Também há obras de pavimentação no Tarumã e no Portal Caiobá. E para por aí.
No setor social e educacional, há a inauguração da Emei São Conrado, ampliação da Emei Zacarias, e ampliação das salas da E.M. Agrícola Barão do Rio Branco. Na saúde, obras dos CRAS Botafogo e Canguru, da USF Vila Nasser, do CREAS Norte; revitalização da USF Jardim Noroeste. Também tem as reformas do Centro Médico Odontológico do Servimed, da USF Aero Rancho, USF Los Angeles, e da USF José Tavares.
Para turbinar a lista de entregas, a prefeitura usa melhorias de praças em 84 locais do município (confira no fim do texto). A inauguração da Praça do Alves Pereira, na região do Anhanduizinho, no dia 8 de agosto, abriu a agenda de eventos de aniversário com a participação de Adriane e mostrou a importância da estratégia.
Entretanto, as obras e melhorias em setores que derrubam a popularidade de Adriane, como crise na saúde e falta de recapeamento das vias, ficam relegados aos lançamentos, ou seja, promessas para o futuro.
Para o ex-prefeito e atualmente vereador Marquinhos Trad (PDT), a modesta lista de obras de infraestrutura “é a demonstração inequívoca do eco dos discursos, durante a campanha eleitoral, da gestora atual”.
“Ela [Adriane] deixou claro durante a campanha que iludir e prometer sonhos seria a única solução para sua reeleição! Agora aqueles que creram lamentam e a cidade padece em obras estruturais e ganha placas de reformas em praças”, afirma o prefeito. “Espero que as melhorias prometidas se tornem realidade pois seria bom para todos nós . Todavia, cada vez está mais difícil de acreditar pois quem promete está perdendo a confiança de Campo Grande.
A vereadora Luiza Ribeiro (PT) defende que o aniversário da cidade virou um “incômodo” para o Executivo pela falta de resultados para apresentar neste ano.
“É o que ocorre àquele que não cuida de realizar suas tarefas no tempo. Depois, aparece remendando tudo num descontrolado esforços de receber aplausos por saldos mínimos, experimentando máximos constrangimentos! A Prefeita de Campo Grande nada entrega para o seu povo e é voraz na arrecadação de impostos”, dispara a petista.
Apesar de ser da base da prefeita no Legislativo, o vereador Riverton Francisco de Souza, o Professor Riverton (PP), cansou de ser cobrado pela população e passou a exigir da correligionária as promessas de campanha.
“Pode ser que ela não esteja priorizando a praça porque, de repente, é um projeto de uma secretaria que tem dinheiro carimbado de ministério que mandou pra cá. Mas ainda estamos sofrendo na saúde e na infraestrutura dos bairros, muitos buracos”, relata Riverton. “A gente tá ouvindo que empreiteiros estão há mais de 70 dias sem receber e vão ter que mandar funcionários embora porque estão com dificuldade de pagar a folha”.
O parlamentar diz que a prefeita precisa dar explicações sobre o motivo do não pagamento aos empreiteiros, além de deixar os postos de saúde sem remédios. “O que está acontecendo? A prefeitura está colapsando?”, questiona.
Professor Riverton disse que participou das ações de entregas na região do Prosa, que abrange o Jardim Noroeste, local de sua origem, nesta sexta-feira (15), e onde foi entregue a revitalização da Unidade de Saúde da Família.
Além da revitalização da USF Jardim Noroeste, a solenidade marcou a entrega das obras em praças no Jardim Veraneio, Mata do Jacinto, Residencial Minas Gerais, Taquaral Bosque, Vila Nascente, Novo São Paulo e Residencial Abaeté. Foram lançados a construção da EMEI Serraville, requalificação da Praça Cidade Jardim, infraestrutura cicloviária na Avenida Nosso Senhor do Bonfim e obras de ciclovias.
“Essas promessas de série de pacote de obras deixa a gente esperançoso e mexe com as nossas emoções, com as emoções das pessoas. Eu torço para que ela vá bem, que a cidade vá bem”, diz Riverton.
A próxima agenda segue a tendência de utilização de obras em praças para turbinar a lista de entregas. Nesta segunda-feira, 18 de agosto, ocorre a entrega do asfalto no Bairro Nova Lima, que vai representar as melhorias em praças de 14 localidades, além da USF Vila Nasser, do CREAS Norte, e da sede do Distrito Sanitário do Segredo.
A lista é superada pelas promessas para os próximos anos: Construção do Parque Municipal Cachoeira do Céuzinho; corredor Gastronômico e Cultural da Comunidade Tia Eva; obras das ciclovias nas avenidas Tamandaré, Euler de Azevedo, Cônsul Assaf Trad e Zulmira Borba; construção do CAPS Paradiso (infantojuvenil), e conclusão da construção da EMEI Jardim Talismã.
Confira as 84 localidades que receberam melhorias em praças: Paulo Coelho, Aero Rancho, Dom Antônio Barbosa, Jardim Colibri, Jardim Colonial, Jardim Colorado, Jardim das Hortências, Jardim das Meninas, Jardim Pênfigo, Jardim Macapá, Jardim Manaira, Jardim Mário Covas, Nova Esperança, Parque Sabiá, Parque Lageado, Parque Novo Século, Pioneiros, Piratininga, Res. Ouro Preto, Varanda do Campo, Parati, Jardim Uirapuru e Vila Afonso Pena.
A lista segue com Itamaracá, Rita Vieira, Tiradentes, Jardim das Perdizes, Jardim Itamaracá, Angicos, Cidade Morena, Moreninha IV, Jardim Veraneio, Mata do Jacinto, Res. Minas Gerais, Taquaral Bosque, Vila Nascente, Novo São Paulo, Res. Abaeté, Dona Dedé, Jardim Campo Novo, Jardim das Cerejeiras, Morada dos Deuses, Nova Lima, Vila Nasser, Res. Abaeté, Santa Carmélia, Santa Luzia, Santo Onofre, São Caetano, Tarsila do Amaral, Vida Nova, North Park e Center Park.
Também foram beneficiados Altos do Panamá, Bosque Santa Mônica II, Coophatrabalho, Jardim Aeroporto, Santa Carmélia, Jardim das Reginas, Serradinho, Vila Bordon, Coophavilla II, Coophavilla, Jardim Penfigo, Jardim Santa Emília, Jardim Sol Poente, Jardim Tarumã, Leblon, Portal Caiobá, Oliveira III, Ouro Verde, Res. Oliveira II, Res. União, Riviera Park, Serra Azul, Corcovado, Vila Fernanda, Lageado, Zé Pereira e José Abrão.