Um policial militar ambiental é um dos alvos da Operação Ajura, deflagrada nesta quarta-feira (20) contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Conforme a PF, a 1ª Vara Criminal de Dourados determinou o sequestro de bens e contas bancárias no valor de R$ 263 milhões.
Os federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão nos municípios de Amambai e Dourado, em Mato Grosso do Sul, Ribeirão Preto e Jardinópolis, no interior de São Paulo.
Veja mais:
PF mira grupo ligado ao tráfico liderado por empresário que tentou destruir celular no Damha
PF investiga desvios na saúde, cumpre mandados em três cidades e apreende até pedras preciosas
Prefeito demite secretário de Saúde alvo de operação da PF e adjunta assume o cargo
Esta operação decorre de grandes apreensões de cocaína realizadas nos anos de 2022 e 2023 em Dourados e busca asfixiar o braço financeiro do crime organizado.
A operação é desfecho da apreensão de 446 quilos de cocaína em fevereiro de 2023 em Dourados pela Polícia Rodoviária Federal. Os tabletes de droga foram localizados em um compartimento oculto no tanque do semirreboque do caminhão Volvo, carregado com óleo vegetal e conduzido por um homem de 33 anos.
Após a retirada do óleo vegetal, foram localizados os tabletes de droga. Na época, a PRF estimou a carga em R$ 80 milhões.