O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Opinião»Tema Livre – Vladimir Abreu da Silva: uma vida dedicada à Justiça
    Opinião

    Tema Livre – Vladimir Abreu da Silva: uma vida dedicada à Justiça

    Especial para O JacaréBy Especial para O Jacaré08/09/20253 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    André Borges – Vladimir Abreu da Silva tem uma sólida carreira que merece ser exaltada. Com quase quatro décadas de atuação, construiu sua história no Judiciário de Mato Grosso do Sul com dedicação e firmeza.

    Antes de vestir a toga, atuou como advogado em Ivinhema, experiência que lhe permitiu contato direto com os desafios cotidianos da profissão. Esse início de carreira o aproximou das necessidades práticas da vida e moldou um olhar realista sobre o direito, que levaria consigo por toda a trajetória como magistrado.

    Veja mais:

    Tema Livre – Automutilação

    Tema Livre – 20 anos de UFGD: Projeto de Educação pública do interior bem sucedido

    Tema Livre – Aumento do IOF – Imposto sobre Operações Financeiras

    Em 1986 ingressou na magistratura, atuando em Miranda e Jardim. Nessas comarcas, consolidou a imagem de trabalhador comprometido com a aplicação da lei e atento às demandas da sociedade local. Posteriormente, na capital, teve atuação de destaque na Vara da Fazenda Pública, onde ficou conhecido pela objetividade na análise de processos e busca de soluções céleres.

    Em 2008, foi promovido a desembargador por merecimento, resultado natural de uma carreira construída com consistência e reconhecimento dos pares.

    Reconhecido como homem prático, Vladimir Abreu da Silva sempre se destacou pela clareza das decisões e busca de soluções rápidas e eficazes, sem excessos de formalismos. Seu estilo direto, aliado à firmeza nos julgamentos, conquistou respeito não apenas entre magistrados e advogados, mas também entre jurisdicionados, que veem nele um juiz preocupado em resolver conflitos de forma justa e acessível.

    No ambiente privado, mantém-se discreto e reservado, cultivando hábitos simples. Distante dos holofotes, preservou sempre a proximidade com a família e amigos, valores que sustentam sua trajetória pessoal e profissional.

    Ao longo da carreira, consolidou-se como um cumpridor de missões. Sempre que designado para funções específicas — como juiz auxiliar da Corregedoria-Geral e da Presidência do Tribunal —, assumiu cada responsabilidade com seriedade e disciplina, deixando contribuições importantes para o fortalecimento institucional do Judiciário sul-mato-grossense.

    Outro aspecto notável é seu relacionamento com a advocacia. Com estilo cordial e acessível, é conhecido pela disposição em ouvir todos, sem distinções. Essa postura atenciosa, além de refletir seu traço pessoal, expressa o cumprimento fiel do Estatuto da Advocacia e reforça o diálogo entre magistratura e advocacia — pilar fundamental para o equilíbrio e a efetividade da Justiça.

    Hoje, o desembargador enfrenta desafio jurídico que coloca à prova sua serenidade e resiliência. Essa situação, no entanto, não apaga a longa trajetória de serviços prestados ao Judiciário e à sociedade de Mato Grosso do Sul.

    Neste momento, colegas, advogados, familiares e amigos torcem para que ele supere essa fase com a mesma firmeza e serenidade que marcaram sua vida pública. É fundamental lembrar: pela Constituição, todo cidadão tem direito à presunção de inocência. Trata-se de regra de tratamento, que deve prevalecer até a decisão final de qualquer processo. Cabe, portanto, garantir a ele o que é justo e necessário: o retorno à atividade judicial – sua vitalidade e simplicidade fazem falta.

    A expectativa de todos é de que esse capítulo tormentoso seja resolvido com a rapidez e a justiça que sempre pautaram sua carreira, permitindo que a caminhada no serviço público continue sendo exemplo de dedicação e integridade.

    André Borges é advogado

    andré borges desembargador vladimir abreu da silva opinião tema livre tjms

    POSTS RELACIONADOS

    Economia Fora Da Caixa – No Brasil, direita e política industrial são como água e óleo

    Opinião 08/09/20253 Mins Read

    Juíza assume Núcleo de Garantias e vai decidir operações contra corruptos e bandidos poderosos

    MS 07/09/20254 Mins Read

    TJ manda polícia investigar deputado Lídio Lopes por ameaça contra Pedrossian Neto

    MS 06/09/20254 Mins Read

    Tema Livre – Automutilação

    Opinião 05/09/20255 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Tema Livre – Vladimir Abreu da Silva: uma vida dedicada à Justiça

    Opinião 08/09/20253 Mins Read

    Líderes do Brics conversam sobre tarifaço e guerras em reunião virtual

    BR 08/09/20252 Mins Read

    Economia Fora Da Caixa – No Brasil, direita e política industrial são como água e óleo

    Opinião 08/09/20253 Mins Read

    Simone supera Haddad e Eduardo Bolsonaro e lidera pesquisa no Senado em São Paulo

    MS 08/09/20252 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.