O prefeito de Terenos, Henrique Wancura Budke (PSDB), foi preso pelo desvio de R$ 15 milhões nesta terça-feira (9), quatro após receber a Medalha do Mérito da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. “Recebo essas homenagens com humildade e como um reconhecimento ao trabalho que desenvolvemos em Terenos, sempre com respeito, parceria e valorização das nossas forças de segurança”, gabou-se na rede social na última sexta-feira (9).
Quatro dias depois, Wancura foi preso na Operação Spotless, deflagrada pela Procuradoria-Geral de Justiça. Ele teve a prisão preventiva decretada pelo desembargador Jairo Roberto de Quadros, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por integrar a organização criminosa para praticar os crimes de corrupção, fraude em licitações, entre outros.
Veja mais:
MPE investiga 22 empresas pelo megaesquema de desvio de dinheiro público em prefeitura
Reeleito com 53,69% dos votos, prefeito do PSDB é preso em operação contra a corrupção
Ex-secretár
Além do prefeito, o magistrado decretou a prisão de outras 16 pessoas, sendo que quatro permaneciam foragidas até o início da noite de ontem. No total, o MPE cumpriu 59 mandados de busca e apreensão, sendo 22 em empresas suspeitas de integrar o esquema criminoso.
A Medalha do Mérito da PM foi entregue durante a solenidade para comemorar 190 anos de criação da corporação.
“Divido essa conquista com toda a população terenense, que merece uma cidade cada vez mais segura, e com cada policial que diariamente dedica sua vida a proteger a nossa gente”, afirmou o prefeito.
O tucano foi reeleito no ano passado com 53,69% dos votos. Os indícios de corrupção no município surgiram antes das eleições, já que a Operação Velatus, deflagrada em 13 de agosto de 2024, prendeu o secretário de Obras na época, Isaac Cardoso Bisneto, e apontou inúmeros esquemas de corrupção e fraude na gestão do tucano.
Com o aprofundamento da investigação , graças a quebra do sigilo telemático e documentos apreendidos, o MPE encontrou provas do envolvimento do prefeito e requereu a prisão preventiva.