Albertino Ribeiro – É interessante como a economia brasileira é resiliente. Mesmo com uma taxa de juros exorbitante (15% aa), o mercado de trabalho continua forte. Semana passada, foi divulgada a taxa de desemprego; segundo o IBGE, a taxa caiu para 5,6%, a menor taxa da série histórica que teve início em 2012.
Normalmente uma taxa de juros tão alta, as empresas costumam puxar o freio de mão. Segundo a teoria econômica, é mais vantajoso investir no mercado financeiro do que abrir ou ampliar um negócio.
Veja mais:
Economia Fora Da Caixa – Desemprego no EUA e queda da inflação no Brasil
Economia Fora Da Caixa – No Brasil, direita e política industrial são como água e óleo
Economia Fora Da Caixa – Por que a indústria não é o norte da nossa economia?
Contudo, se a taxa de juros continuar nesse patamar – e parece que vai, pois o Banco Central não deu nenhum indício de que vai cortar juros este ano – esse milagre não vai durar muito tempo.
O Brasil realmente não é um país para amadores; não é fácil explicar os fenômenos que vivenciamos aqui. Seja na vida no dia a dia seja na economia.
Na coluna da semana passada, falei sobre o desemprego na economia americana. O Banco Central americano, preocupado tratou logo de cortar os juros em 0,25%, e olha que a taxa não está nem um pouco alta em comparação com a do nosso “FED”.
Espero que o presidente do nosso Banco Central acorde enquanto é tempo, pois não acredito que o país consiga suportar por muito tempo a taxa de juros vigente. As empresas já estão sangrando; a prévia do PIB divulgada pelo próprio banco central já mostrou retração de 0,5%.
Pois é, a resiliência por que passa a nossa economia está com os dias contados.