O vereador Jean Ferreira (PT) cantou “parabéns” para criticar a prefeita Adriane Lopes (PP), que não cumpriu a promessa de construir o novo hospital municipal de Campo Grande. Ela lançou com pompa o novo centro de saúde, que teria 250 leitos, em setembro de 2023. No entanto, a prefeitura não conseguiu nem concluir a licitação para definir a empresa que faria a obra.
“Parabéns ao hospital municipal que nunca saiu do papel!”, ironizou o petista. Em seguida, ele lamentou que a população sofre com a falta de leitos em hospitais. A situação é crítica há vários anos e os pacientes sofrem com leitos e até UTI (Unidade de Terapia Intensiva) improvisados nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento).
“Mais uma promessa de campanha que ficou só no discurso, enquanto a saúde de Campo Grande continua em colapso. A população sofre com a falta de vagas, medicamentos e atendimento digno”, lamentou o petista.
“Está na hora de agir: seja cobrando a SESAU, colocando pessoas realmente qualificadas na gestão ou até mesmo instaurando uma CPI da Saúde na Câmara Municipal. Do jeito que está, não dá para continuar!”, propôs Jean.
A proposta de CPI chegou a ser defendida também pelo vereador Marquinhos Trad (PDT). Aliado da prefeito, Rafael Tavares (PL) tentou criar uma CPI para investigar apenas a Santa Casa, mas o requerimento foi arquivado pelo presidente da Câmara, Papy (PSDB).
Apesar do colapso na Santa Casa, da falta de remédios, médicos, vagas e exames nos postos de saúde, Adriane Lopes demitiu a médica Rosana Leite de Mello e deixou a Secretaria Municipal de Saúde sem titular. Ela nomeou um comitê para gerir a pasta.
Nesta semana, Adriane até admitiu que vai nomear um secretário, mas antecipou que não é o momento. O mais cotado para o cargo é o vereador Victor Rocha (PP).