O PT inicia nesta sexta-feira (3) uma série de encontros regionais para convencer o ex-deputado federal Fábio Trad a ser o candidato a governador da sigla nas eleições de 2026. Outra missão é sacramentar a candidatura a senador do deputado federal Vander Loubet e dar visibilidade às realizações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deverá disputar a reeleição em 2026.
O primeiro de cinco encontros acontece a partir das 19h de hoje em Nova Andradina. O Encontro Regional do PT no Vale do Ivinhema vai reunir militantes, lideranças locais e regionais para discutir os rumos do partido e fortalecer a organização no estado.
Veja mais:
Zeca do PT descarta disputar o governo e defende chapa com sua esposa Gilda e Fábio Trad
Ranking: Contar e Fábio seguem em tendência de alta e Riedel pode ver corrida ficar disputada
Fábio e Zeca são preferidos para disputar Governo no PT e Vander o Senado, diz Raking
O mais novo filiado ao partido, Fábio confirmou que participará dos cinco encontros e adiou a decisão de definir se aceita a missão de disputar o Governo ou vai manter o projeto original de ser candidato a deputado federal. Inicialmente, ele planejava tomar a decisão neste mês, mas vai bater o martelo no início do próximo ano.
“Reitero o meu desejo né (de ser candidato a deputado federal). Acho que posso ser mais útil”, frisou Fábio. No entanto, o ex-deputado também tem reiterado que o principal objetivo será a reeleição de Lula. Ele frisa que a decisão envolve a vida.
No entanto, o ex-deputado federal sofre pressão de petistas e aliados para ser candidato a governador. Também enfrenta oposição a esse projeto, principalmente, do irmão, Nelsinho Trad (PSD), que vai disputar a reeleição ao Senado e poderá ter problemas em arregimentar apoios por causa da sua ligação com o bolsonarismo.
Presidente regional do PT, Vander explicou que os encontros também vão servir para definir os candidatos a deputado estadual e federal nas regiões. O objetivo do PT é definir novas lideranças na política, ouvir sugestões e construir um arco de alianças em defesa da democracia.
“Os encontros regionais têm o objetivo de reunir nossas lideranças para discussão sobre a organização do partido no Estado, a comunicação e a formação política dos nossos filiados, com vistas ao nosso projeto para 2026: reeleger o presidente Lula, disputar o segundo turno com candidato ao governo, eleger nosso senador e ampliar nossas bancadas de deputados”, enfatizou o presidente do diretório municipal de Campo Grande e deputado estadual, Pedro Kemp.
“Queremos um PT cada vez mais presente na vida das pessoas. Esse encontro é o momento de mostrar as conquistas que o governo federal já trouxe para a região e, principalmente, de ouvir nossas bases para construirmos juntos o futuro do partido e de Mato Grosso do Sul”, enfatizou Vander.
Até o final de 2025, serão realizados mais cinco encontros regionais, contemplando os municípios de Dourados, Três Lagoas, Naviraí, Ponta Porã e Corumbá.