O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»MS perde mais uma. Decreto caduca e liminar reduz Parque da Serra de Bodoquena em 81%
    MS

    MS perde mais uma. Decreto caduca e liminar reduz Parque da Serra de Bodoquena em 81%

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt24/07/20194 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Juiz declara caducidade de decreto que criou o Parque Nacional da Serra da Bodoquena: não se pode acabar com o que não existe (Foto: Divulgação)

    Mato Grosso do Sul caminha para perder mais uma grande oportunidade de preservar o meio ambiente. Liminar da Justiça Federal de Campo Grande declarou a caducidade do decreto que criou o Parque Nacional da Serra da Bodoquena,idealizado para ser a maior unidade de conservação do Estado. Com a decisão, o tamanho da área de preservação encolhe de 76.481 para 14.072 hectares.

    [adrotate group=”3″]

    Projetado para preservar as belezas naturais sul-mato-grossenses e criar nova região de ecoturismo, o parque foi criado em 21 de setembro de 2000 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Só que passado mais de 18 anos, a União só pagou indenização por 18,4%.

    Veja mais:

    Juiz ignora estudos e alertas de ambientalistas e mantém desmatamento no Parque dos Poderes

    Desmatamento no Parque agrava sumiço de lago, enchentes e extinção de aves, alerta MPE

    Paschoal é o 2º presidente do TJ a liberar desmatamento, desta vez no Parque dos Poderes

    Desmatamento em “fazenda da propina” causará dano irreparável ao Pantanal, alerta MPE

    Apesar de não tomar posse definitivamente da área, o Ibama e o Instituto Chico Mendes passaram a aplicar multas nos proprietários por manter as atividades rurais nos imóveis. Além disso, o Governo passou a instalar passeios turísticos no Parque da Serra da Bodoquena, com a instalação de pontes, receptivos e trilhas.

    Para suspender as multas, a exploração turística da unidade de conservação e declarar a caducidade do decreto, os sindicatos rurais de Porto Murtinho, Bonito, Jardim e Miranda e agropecuárias ingressaram com ação na 4ª Vara Federal de Campo Grande.

    O juiz Pedro Pereira dos Santos concedeu a liminar para declarar a caducidade do decreto para as áreas não indenizadas. Na prática, o Parque de Bodoque encolhe drasticamente, de 76,4 mil para 14.072 hectares.

    Com decisão judicial, tamanho do parque é reduzido de 76,4 mil para 14 mil hectares (Foto: Divulgação)

    “De acordo com o artigo 10 do Decreto-lei n 3.365/41, a desapropriação deverá efetivar-se mediante acordo ou intentar-se judicialmente dentre de 5 (cinco) anos, contados da data da expedição do respectivo decreto e findos os quais este caducará”, observa o magistrado.

    “Contudo decorridos 18 anos, nem todos os substituídos e autores tiveram suas propriedades desapropriadas. Com efeito, segundo declarou o representante dos réus em audiência, menos de 20% da área foi desapropriada. Em suma, o Decreto caducou quanto às glebas não expropriadas”, determinou.

    “O equívoco está em considerar que a Unidade de Conservação é criada e sacramentada simplesmente com o Decreto. Nessa linha de entendimento, não acompanho a jurisprudência lembrada pelo MPF, segundo a qual tendo a unidade de conservação sido criada por decreto executivo e sendo válido o ato de criação segundo a legislação vigente na época”, pontuou.

    “Há que se compreender que a Unidade de Conservação só é efetivamente criada depois da aquisição da propriedade pela União”, explicou. “Simples Decreto Presidencial não tem o poder de transformar área particular em Parque Nacional”, concluiu.

    Ciente da polêmica a ser causada pela liminar, que praticamente acaba com a unidade de conservação, Pedro Pereira dos Santos ressaltou que “não é acabar com o parque, só se acaba com o que existe”.

    Com decisão, Ibama e ICMBio não poderão manter projeto de criar estrutura para passeios no parque (Foto: Arquivo)

    A drástica redução no tamanho do Parque Nacional da Serra da Bodoquena mostra o descaso das autoridades e políticos de Mato Grosso do Sul com o meio ambiente. Nunca se viu mobilização dos governantes e parlamentares, ao longo de duas décadas, para cobrar o governo federal para tirar o projeto do papel.

    Passaram-se cinco presidentes da República  – Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, do PT, Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PSL) – sem serem pressionados a pagar indenização aos produtores rurais e garantir a unidade de conservação.

    Não é a primeira vez que MS perde. O Programa Pantanal foi outro retumbante fracasso. Financiado pelo Banco Mundial, o projeto previa investimento de R$ 400 milhões em 33 municípios para preservar a maior planície alagada do mundo. Apesar do expressivo valor, o programa fracassou e acabou não saindo do papel.

    A liminar se junta a outras decisões recentes da Justiça estadual, que autorizou o desmatamento no Pantanal, e até na Capital, como é o caso do Parque dos Poderes.

    Mato Grosso do Sul não só vem desprezando, como vem permitindo a destruição do que tem de mais belo e promissor na economia, as suas belezas naturais.

    Decisão expõe fracasso de projeto para proteger uma das áreas mais belas do Estado (Foto: Arquivo)

    4ª vara federal de campo grande juiz pedro pereira dos santos MEIO AMBIENTE parque nacional da serra da bodoquena

    POSTS RELACIONADOS

    Brasil recupera lugar de potência ambiental, diz Marina Silva

    BR 02/07/20254 Mins Read

    Queimadas atingiram 30 milhões de hectares no país em 2024

    BR 24/06/20254 Mins Read

    Presidência da COP30 propõe agenda de ação global para conferência

    BR 20/06/20255 Mins Read

    Enquanto Centro “morre”, prefeitura dá aval aos danos ambientais no Parque do Prosa

    MS 20/06/20254 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Lula diz que Brics é fiador de um futuro promissor

    BR 05/07/20252 Mins Read

    Empresário consolida vantagem deve derrotar emedebista em Bandeirantes, aponta Ranking

    MS 05/07/20252 Mins Read

    Nova tarifa social de energia elétrica passa a valer neste sábado

    BR 05/07/20253 Mins Read

    Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

    BR 05/07/20251 Min Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.