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    Criada em agosto e com capital social de R$ 10 mil, empresa recebe R$ 12,4 mi da campanha de Soraya

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt09/09/20225 Mins Read
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    Soraya já comprometeu despesas de R$ 33,2 milhões na atual campanha presidencial (Foto: Divulgação)

    A empresa D22 Comunicação, criada no dia 8 de agosto deste ano e com capital social de apenas R$ 10 mil, recebeu R$ 12,467 milhões da campanha à presidência da República da senadora Soraya Thronicke (União Brasil). Por meio da assessoria de imprensa, a candidata negou qualquer irregularidade e que a produtora já realizou outras campanhas eleitorais.

    Apesar de ter recebido apenas R$ 15,5 milhões do União Brasil, Soraya já contratou R$ 33,274 milhões em despesas na atual campanha eleitoral, conforme informações disponibilizadas no portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

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    A maior parte dos gastos, R$ 21,294 milhões, será destinado para a produção de programas eleitorais para a TV e o rádio. A D22 Comunicação é a produtora contratada pela senadora. O caso ganhou repercussão nacional com a nota publicada pela revista Veja: “O curioso ‘cheque’ de R$ 12 milhões da candidata Soraya Thronicke”.

    A D22 Comunicação SPE Ltda recebeu R$ 12,467 milhões para a produção de programas eleitorais de Soraya. A empresa foi constituída oficialmente no dia 8 de agosto deste ano e tem capital social declarado de R$ 10 mil, conforme a Receita Federal do Brasil.

    De acordo com a revista Veja, a produtora pertence a Andrea Duraes Sader, que foi responsável pela campanha presidencial de Aécio Neves (PSDB) em 2014. Na época, ela tinha a empresa D7.

    A candidata Soraya explicou porque a empresa foi criada recentemente. “O fato de a D22 ter um CNPJ recente é porque se trata de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) – prática comum em empresas que prestam serviços em campanhas eleitorais – o serviço é prestado apenas por um período específico. No caso de Soraya, em 2022”, esclareceu.

    “Para se ter uma ideia, a mesma sócia da D22 criou em 2018 a D18, para que a mesma prestasse serviço à campanha do candidato do MDB à Presidência, Henrique Meirelles, no valor de R$ 15 milhões – maior do que o apresentado para o União Brasil, como se pode também verificar no site do TSE”, afirmou.

    “Por fim, a empresa passou por um rigoroso compliance por parte do União Brasil, atestando toda a regularidade do processo”, informou.

    A senadora ainda contestou a matéria publicada pela revista. “Não é verdade que a campanha usou um cheque para pagar a produtora D22, contratada para a produção dos materiais audiovisuais de sua campanha. Todos os presidenciáveis, incluindo Soraya, utilizam transferência bancária para suas despesas de campanha”, rebateu.

    “Também não é correto comparar as despesas de produção de filmes e materiais para rádio de uma campanha com verba destinada ao impulsionamento de mídia nos veículos como Facebook e Google. São produtos completamente diferentes”, esclareceu.

    “Não menos importante: os valores destinados à produtora são de mercado. Numa simples verificação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível verificar que campanhas de anos anteriores destinaram valor similar ou maior”, concluiu.

    Confira a nota na íntegra:

    “Em resposta à Revista Veja, referente à matéria “O curioso cheque de R$ 12 milhões da candidata Soraya Thronicke”, a assessoria de Comunicação da presidenciável do União Brasil esclarece que:

    Não é verdade que a campanha usou um cheque para pagar a produtora D22, contratada para  a produção dos materiais audiovisuais de sua campanha. Todos os presidenciáveis, incluindo Soraya, utilizam transferência bancária para suas despesas de campanha.

    Também não é correto comparar as despesas de produção de filmes e materiais para rádio de uma campanha com verba destinada ao impulsionamento de mídia nos veículos como Facebook e Google. São produtos completamente diferentes.

    Não menos importante: os valores destinados à produtora são de mercado. Numa simples verificação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível verificar que campanhas de anos anteriores destinaram valor similar ou maior.

    O fato de a D22 ter um CNPJ recente é porque se trata de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) – prática comum em empresas que prestam serviços em campanhas eleitorais – o serviço é prestado apenas por um período específico. No caso de Soraya, em 2022.

    Para se ter uma ideia, a mesma sócia da D22 criou em 2018 a D18, para que a mesma prestasse serviço à campanha do candidato do MDB à Presidência, Henrique Meirelles, no valor de R$ 15 milhões – maior do que o apresentado para o União Brasil, como se pode também verificar no site do TSE.

    Por fim, a empresa passou por um rigoroso compliance por parte do União Brasil, atestando toda a regularidade do processo.

    Assessoria de Imprensa

    Campanha Soraya Thronicke (União Brasil)”

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