O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Opinião»No Divã Em Paris – Falta de inteligência militar não é ficção
    Opinião

    No Divã Em Paris – Falta de inteligência militar não é ficção

    Especial para O JacaréBy Especial para O Jacaré30/11/20243 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Mário Pinheiro, de Paris – A Polícia Federal concluiu as investigações sobre a tentativa de golpe de Estado orquestrada, pensada, discutida pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, num calhamaço que reúne quase 900 páginas. O esboço do desejo de uma ditadura fica evidente com as apreensões de documentos que ligam centenas de personagens nos detalhes das mensagens. O grupo estratégico tem como principal articulador o presidente que fugiu antes do término de seu mandato sem agenda oficial no estrangeiro.

    O Brasil viraria o caos, a baderna, uma casa de bandidos para atender interesses de um pequeno grupo interessado no poder. O saudosismo da ditadura toca o coração daqueles que realmente odeiam a democracia e dobram os joelhos ao sofrimento da tortura.

    Veja mais:

    No Divã Em Paris – Bolsonaro pode ser preso

    No Divã Em Paris – Anistia nunca mais

    No Divã Em Paris – O dilema da incerteza

    É um caso de demência, de pesadelos intermináveis que somente o humanismo pode entender e lutar contra sua execução. É preciso popularizar e incentivar a leitura ao invés de abrir clubes de tiro. 

    A nação brasileira deve agradecer aos comandantes do Exército e da Marinha que não aceitaram a execução do golpe e foram chamados de “cagão” pelo então graduado ministro Braga Neto. A minuta do golpe, escrita por Bolsonaro, assim como os manifestantes na frente dos quartéis, estava pronta, na expectativa de abocanhar os três poderes, rasgar a Constituição, quebrar tudo enquanto o líder assistia como mero expectador nos Estados Unidos.

    Bolsonaro declara que em caso de mandado de prisão, ele se refugia numa embaixada. Coragem e empatia não fazem parte do cotidiano do ex-presidente. O nome desse processo todo é a covardia, desobediência civil, desespero de ver a democracia voar sobre a loucura da ditadura.

    Os indiciados não entenderam a gravidade da molecagem, sobretudo os militares de alta patente, os kids pretos amarelados e até ministros. Ele sabia que se ficasse corria o risco de ser preso. O dito popular diz “se ficar o bicho pega, se correr o bicho come”, mas falta coragem para enfrentar a lei.

    A casa caiu! A Papuda vai receber novos colegas. Não se sabe se os fanáticos seguidores, sobretudo de Mato Grosso do Sul, farão vigília pra pedir a volta do messias ou se rebelarão numa greve de fome.

    O cruzamento das informações revela não somente a intenção do crime das três pessoas, Lula, Alckimin e Moraes, mas a instalação do horror e do terror numa insurreição besta como se estivesse apoiada em Robespierre.

    A falta de inteligência é tal que a elite do Exército (kids pretos) e o oficial, tenente-coronel Hélio de Lima tinha muita matéria do golpe num pen-drive que expõe o desejo de manter Bolsonaro na cadeira de presidente.  

    (*) Mário Pinheiro é jornalista pela UFMS, mestre em Sociologia da Comunicação, filósofo e doutor em Ciências Políticas ambos por Dauphine, Paris. Ele escreve aos sábados.

    golpe de estado jair bolsonaro MÁRIO PINHEIRO NO DIVÃ EM PARIS opinião

    POSTS RELACIONADOS

    Trama golpista: STF inicia julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados

    BR 02/09/20254 Mins Read

    Veja como PGR liga Bolsonaro aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro

    BR 01/09/20256 Mins Read

    Julgamento de Bolsonaro começa na terça e terá oito sessões

    BR 31/08/20255 Mins Read

    Filiação de Reinaldo ao PL terá Valdemar Costa Neto e será no dia da sentença de Bolsonaro

    MS 30/08/20252 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Panorama espantoso e tenebroso, diz Gonet sobre plano para golpe

    BR 02/09/20253 Mins Read

    Adriane reduz investimentos em 46% e eleva gasto com pessoal em 15% apesar de reajuste 0%

    MS 02/09/20255 Mins Read

    Após ultimato e situar sobre vida na fronteira, juiz envia sentença ao desembargador do TRF3

    MS 02/09/20254 Mins Read

    Trama golpista: STF inicia julgamento de Bolsonaro e mais sete aliados

    BR 02/09/20254 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.