Mato Grosso do Sul e Campo Grande são, respectivamente, o estado e a capital do País que estão no topo do ranking no quesito arborização da Pesquisa Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na última quinta-feira (17).
O levantamento é feito com base no Censo 2022 e reúne 10 quesitos relacionados à infraestrutura urbana, como pavimentação de vias, iluminação pública, presença de rampas de cadeirantes, ciclovias e arborização urbana. Campo Grande lidera entre as capitais, com índice de 91,4% dos domicílios localizados em vias públicas com pelo menos uma árvore. Em MS, essa proporção é de 92,4%, a maior entre todos os 26 estados e o Distrito Federal.
Veja mais:
Derrota do Imasul, TJ mantém a inversão do ônus da prova sobre desmatamento do Parque
Imasul deverá provar que desmatamento do Parque não causará danos ao meio ambiente
Protesto contra desmatamento tenta sensibilizar juízes sobre piora nas condições climáticas
No geral, a média de brasileiros que vivem em ruas arborizadas é de 66%, ou seja, 114,9 milhões de pessoas. O levantamento considerou as residências de 174,1 milhões de brasileiros (85% da população total) nas áreas urbanas de 5.698 municípios.
Se forem levadas em conta as vias com ao menos cinco árvores, o resultado fica em apenas 32%. As piores taxas foram no Acre e Amazonas, onde 10,7% e 13,7% dos moradores das áreas urbanas estão em ruas com esse nível de arborização. Dos dez piores resultados nesse critério, cinco são estados da Amazônia Legal.
Na outra ponta do ranking, Mato Grosso do Sul possui 58,9% dos seus moradores de áreas urbanas residem em vias com mais de cinco árvores. Outros estados com boas taxas são Paraná (49%), Mato Grosso (40,3%) e Goiás (40,2%). Somente MS e o Distrito Federal (56,44%) superam os 50% nesse critério.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável, Ademar Silva Júnior, destaca que além do reconhecimento nacional, Campo Grande também se destaca internacionalmente
“Pelo sexto ano consecutivo, a cidade recebeu o título de ‘Tree City of the World’ (Cidade Árvore do Mundo), concedido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Fundação Arbor Day. É a única capital brasileira a manter o selo desde sua criação, em 2019, o que reforça o compromisso local com a gestão e manutenção da floresta urbana”, diz Ademar Silva.