O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Campo Grande»Mãe homenageada pela prefeita, alinhado ao bolsonarismo e “exemplar”: veja quem julga Adriane no TRE
    Campo Grande

    Mãe homenageada pela prefeita, alinhado ao bolsonarismo e “exemplar”: veja quem julga Adriane no TRE

    Especial para O JacaréBy Especial para O Jacaré19/05/20256 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Adriane Lopes e Sergio Martins inauguraram praça que homenageia a mãe do desembargador. (Foto: Arquivo)

    O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) vai julgar nesta terça-feira (20), a partir das 17h, o pedido de cassação do mandato da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), e da vice-prefeita, Camilla Nascimento de Oliveira (PP). Elas podem perder o mandato por causa da denúncia de compra de votos nas eleições de 2024, conforme Ação de Investigação Eleitoral protocolada pelo Democracia Cristã e pelo PDT.

    Ao todo, serão sete “julgadores”. A lista tem desembargador alinhado ao bolsonarismo, magistrado que foi alvo da PF e já teve a mãe (in memoriam) homenageada pela prefeita, e juiz “exemplar” que condenou militares. O quadro ainda conta com juiz eleitoral que recebeu homenagem da Câmara Municipal e magistrado que enfrentou polêmica, mantendo a anulação do acordo para desmatar o Parque dos Poderes.

    Veja mais:

    TRE julga na terça pedido de cassação do mandato de Adriane Lopes por compra de votos

    Capital pode voltar às urnas no fim do ano se TRE cassar Adriane, prevê ex-juiz eleitoral

    Defesa afirma que Adriane não deu aval nem tinha conhecimento da compra de votos em 2024

    O TRE é composto por sete membros: dois desembargadores do Tribunal de Justiça; dois juízes escolhidos pelo TJ; um juiz federal indicado pelo TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região); e dois selecionados entre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo TJMS em listas tríplices, e nomeados pelo presidente da República.

    Veja os perfis:

    Alexandre Antunes da Silva

    Juiz Alexandre Antunes condenou policiais militares na Máfia do Cigarro. (Foto: Arquivo)

    O magistrado é conhecido pela atuação na Vara de Auditoria Militar, que julga policiais.  Ele condenou denunciados na Máfia do Cigarro, crime investigado na operação Oiketicus. Incluindo sargento que foi motorista do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

    A sentença veio sete meses depois da operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), mostrando uma Justiça Militar rápida, eficiente e exemplar. O primeiro a ser condenado foi Admilson Cristaldo Barbosa, tenente-coronel da PM (Polícia Militar). Ex-motorista do então governador, o segundo sargento Ricardo Campos Figueiredo foi condenado a pena de 18 anos.

    Alexandre da Silva ingressou no TRE em meio à polêmica. A vaga foi pleiteada no CNJ (Conselho Nacional de Justiça) pelo juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, que apontou que o cargo cabia a ele por critério de antiguidade. Contudo, o conselho negou o pedido.  O juiz Alexandre está na magistratura desde 1996, após aprovação em concurso público. Ele atuou em Bonito, Coxim e Campo Grande.

    Desembargador Carlos Eduardo Contar

    Desembargador Carlos Eduardo Contar é presidente do TRE. (Foto: Arquivo)

    O desembargador teve uma passagem rumorosa pela presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Seja pelos gastos com reformas e móveis para o TJ ou pelas declarações. Na posse, durante a pandemia, se alinhou ao discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), contrário ao “fique em casa”, a orientação para se manter o isolamento e diminuir as chances de contaminação pela covid. O discurso foi compartilhado na rede social de Bolsonaro.

    Já na Semana da Pátria de 2021, Contar mandou hastear a bandeira do Brasil Império em frente ao prédio do Poder Judiciário. Logo, chegou determinação do presidente do CNJ para a remoção da bandeira, que não faz parte dos símbolos oficiais do Judiciário. Ele é parente do Capitão Contar, que chegou a disputar o segundo turno da eleição para governador de MS.

    Contar ingressou no TJ como desembargador em 2007 por meio do Quinto Constitucional. A vaga dele era a reservada ao MPE (Ministério Público Estadual). Ele foi aprovado em concurso para promotor em 1986.

    Desembargador Sérgio Fernandes Martins

    O desembargador Sérgio Fernandes Martins foi alvo da operação Ultima Ratio. (Foto: Divulgação)

    Ex-presidente do Tribunal de Justiça), o desembargador é investigado na operação Ultima Ratio, em que a PF (Polícia Federal) aponta venda de sentença. A apuração destaca a movimentação de dinheiro vivo pelo magistrado.

    Em maio de 2024, ele esteve ao lado da prefeita Adriane Lopes para inauguração de praça no Monte Castelo. O local leva o nome de Elisabete Fernandes Martins, mãe do desembargador. A homenagem foi pelas ações sociais realizadas por ela.

    Martins ingressou na magistratura como desembargador na vaga reservada pelo Quinto Constitucional a advogados. Antes, foi subchefe da Secretaria de Estado de Governo do Estado de MS e procurador-geral da prefeitura de Campo Grande (1997 a 2004) na gestão de André Puccinelli (MDB).

    Juiz Vitor Luís de Oliveira Guibo

    Juiz eleitoral Vitor Luís de Oliveira Guibo. (Foto: Arquivo)

    Atuando em segundo grau no Tribunal de Justiça, o magistrado negou liminar para suspender a sentença que anulou o acordo para desmatar o Parque dos Poderes. O pedido havia sido feito pelo governo do Estado.

    O tema é rumoroso porque envolve vários poderes, inclusive o Judiciário, que chegou a lançar a obra de um novo Palácio da Justiça, projeto agora engavetado.

    Formado pela Fucmat, ele ingressou na magistratura em 1996. Guibo foi juiz nas comarcas de Iguatemi e Corumbá. Depois, passou a atuar em Campo Grande.

    Juiz federal Fernando Nardon Nielsen

    Juiz federal Fernando Nardon Nielsen também atua no TRE. (Foto: Arquivo)

    Fernando Nielsen foi diretor da Justiça Federal de Dourados e da Ajufe (Associação dos Juízes Federais). Ele é conhecido pela atuação em conciliação e mediação de conflitos, além dos projetos da Justiça Itinerante, que faz mutirões em aldeias indígenas e assentamentos rurais.

    Juiz eleitoral Carlos Alberto Almeida de Oliveira Filho

    Carlos Alberto Almeida de Oliveira Filho e juiz eleitoral. (Foto: Arquivo)

    Conselheiro estadual da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), ele foi nomeado em 2024 para juiz do TRE. O presidente Lula manteve o critério de nomear o mais votado na lista tríplice. Foi a segunda tentativa dele para ser juiz eleitoral. Na primeira vez, também foi o mais votado, mas acabou preterido pelo presidente Jair Bolsonaro.

    Oliveira Filho é formado em Direito pela UNIP (Universidade Paulista), conselheiro estadual da OAB e faz parte da Comissão Nacional de Compliance da OAB.

    Juiz eleitoral Márcio de Ávila Martins Filho

    O advogado Márcio de Ávila Martins Filho era presidente da comissão eleitoral da OAB/MS. (Foto: Divulgação)

    O advogado foi nomeado juiz eleitoral no último dia 7 de maio.  Natural de Campo Grande, cursou Direito na Uniderp e tem pós-graduação em Direito Eleitoral pela PUC de Minas Gerais. Ele é sócio do escritório Márcio Ávila, atuando nas áreas de direito eleitoral e empresarial.

    Dias depois, em 13 de maio, foi homenageado pela Câmara Municipal de Campo Grande. A iniciativa foi proposta pelo vereador Junior Coringa (MDB) e assinada por todos os parlamentares, sendo entregue em nome da Casa de Leis.

    Capa compra de votos desembargador carlos eduardo contar desembargador sérgio fernandes martins juiz alexandre antunes da silva juiz eleitoral carlos alberto almeida de oliveira filho juiz eleitoral márcio de ávila martins filho juiz federal fernando nardon nielsen juiz Vitor Luis de Oliveira Guibo prefeita adriane lopes tre

    POSTS RELACIONADOS

    Juiz diz que propina de Reinaldo era “caixa dois” e quer enviar ação contra 23 à Justiça Eleitoral

    MS 18/05/20256 Mins Read

    Capital pode voltar às urnas no fim do ano se TRE cassar Adriane, prevê ex-juiz eleitoral

    MS 17/05/20253 Mins Read

    TRE julga na terça pedido de cassação do mandato de Adriane Lopes por compra de votos

    MS 16/05/20253 Mins Read

    TJ dobra valor a ser pago por ex-vereador que chamou Reinaldo de “corrupto” e “canalha”

    MS 13/05/20255 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Mãe homenageada pela prefeita, alinhado ao bolsonarismo e “exemplar”: veja quem julga Adriane no TRE

    Campo Grande 19/05/20256 Mins Read

    Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

    BR 18/05/20255 Mins Read

    Alckmin entrega ao Papa convite para visitar o Brasil durante a COP30

    BR 18/05/20251 Min Read

    Ovos de granja com caso de gripe aviária estão rastreados, diz Mapa

    BR 18/05/20252 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.